6 milhões de brasileiros sem casa: Autoridades do setor da habitação se reúnem para buscar soluções para a atual crise habitacional da América Latina

Autoridades do setor da habitação se reúnem para buscar soluções para a atual crise habitacional da América Latina

158

Maio, 2021 – Autoridades do setor habitacional se reúnem virtualmente na próxima segunda-feira, 17, para o IV Fórum Latino-Americano e Caribenho de Moradia e Habitat. Serão 5 dias de evento, com o objetivo de gerar ideias e soluções para superar a crise da habitação social e dos assentamentos vulneráveis, durante e após a pandemia da COVID-19, bem como contribuir para a reativação econômica e a equidade social na região.

Ernesto Castro, vice-presidente da Habitat para a Humanidade na América Latina e Caribe, explica que a pandemia somada a outras crises sociais, políticas e ambientais aumentaram as desigualdades na região. Isso é confirmado pelas últimas projeções da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), que relatou recentemente que, em 2020, a pobreza e a pobreza extrema atingiram níveis não observados nos últimos 12 e 20 anos na região, respectivamente.

No Brasil, o déficit habitacional atinge quase 6 milhões de domicílios, segundo a Fundação João Pinheiro. “Como organização que se dedica a questões de habitação popular no mundo, sabemos que é preciso gerar espaços como este onde encontremos soluções que reduzam o déficit habitacional e, por sua vez, impactem na redução da crise de saúde. Se melhorarmos as condições das moradias dos 209 milhões de latino-americanos – que hoje se estima que vivam na pobreza na região – teremos um impacto positivo na redução das infecções por COVID-19, proporcionando a essas famílias um lar com as condições necessárias para prevenir efetivamente a disseminação do coronavírus e construir um futuro melhor”, diz Ernesto.

O Fórum destina-se para profissionais do setor, lideranças sociais, estudantes e interessados pela temática. Todos os inscritos no evento poderão participar de apresentações, debates e painéis de discussão de mais de 30 palestrantes de alto nível, incluindo Maimunah Mohd, Diretora Executiva da ONU-Habitat, Alicia Bárcena, Secretária Executiva da CEPAL, Jonathan Reckford, CEO da Habitat para a Humanidade Internacional, entre outros representantes do setor e de governos.

“Na Habitat para a Humanidade, deixamos claro que a habitação é um catalisador para alcançar cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (1, 5, 6, 7 e 11). Por isso, convocamos os diversos atores do setor habitacional a compartilhar experiências e soluções que já estão sendo implantadas na região e que podem ser replicadas em outros países”, afirma Mário Vieira, Diretor Executivo da organização no Brasil.

Agenda

Durante o IV Fórum de Moradia e Habitat, serão discutidas novas soluções de habitação a preços acessíveis, inovações financeiras para reativação econômica, assentamentos saudáveis, sustentáveis e inclusivos, recuperação urbana verde e resiliente e governança inclusiva e eficaz.

No segundo dia de evento, Mário Vieira participa de uma plenária, em que falará sobre a importância de trabalhar em rede e articular diversos atores do setor de habitação do Brasil. Desde o início da pandemia, a Habitat para a Humanidade Brasil tem expandindo sua rede de parceiros para beneficiar cada vez mais famílias que vivem em condições precárias de moradia.

O evento terá um bloco de exposições de 90 minutos pela manhã e outro à tarde, com a intenção de que cada participante se conecte à conferência ou painel de interesse e continue com sua programação de trabalho normalmente.

Esta é a IV edição do Fórum, anteriormente realizado na Colômbia em 2012, no México em 2015 e na República Dominicana em 2018. O evento é organizado pela Habitat para a Humanidade Internacional, através da Urban Housing Practitioners Hub (UHPH), co-organizado pela União Interamericana para Habitação (UNIAPRAVI), e com patrocínio da Fundação Hilti, Whirlpool Corporation e Cities Alliance.

Para obter mais informações e inscrição, acesse: https://uhph.org/en/forum.

Serviço
O que: IV Fórum Latino-Americano e Caribenho de Moradia e Habitat
Quando: 17 a 21 de maio
Onde: virtual
Inscrição: https://uhph.org/en/forum

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.