Auditores fiscalizam condições de trabalho na Vila dos Atletas

Rio 2016 

Foram encontrados indícios de irregularidades na contratação de trabalhadores

RIO-capa - MPF
Foto: MTE

Julho, 2016 – Auditores-fiscais do trabalho realizaram ontem, quarta-feira (27) uma operação na Vila dos Atletas, na Zona Oeste do Rio. O objetivo da ação foi verificar as denúncias quanto à jornada de trabalho e a condições de alimentação e higiene dos trabalhadores no local.

Durante a ação fiscal, a equipe constatou em entrevista aos trabalhadores a ausência de anotação de registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), revelando indícios de informalidade na contratação de aproximadamente 600 trabalhadores. Além disso, foram verificadas jornadas de trabalho de até 23 horas diárias.

As empresas responsáveis pelos trabalhadores foram notificadas a apresentar documentação referente aos contratos de trabalho. Caso as irregularidades sejam confirmadas, serão lavrados os respectivos autos de infração, e, após prazo recursal, poderão resultar na imposição de multas.

A operação faz parte do planejamento do Ministério do Trabalho voltado aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que contemplou a verificação das condições de trabalho na construção das instalações e em obras de infraestrutura, com acompanhamento detalhado.

Ações – Durante as dias em que acontecem as Olimpíadas e Paralimpíadas, o Ministério do Trabalho disponibilizará sete equipes de Auditores-Fiscais do Trabalho para verificação das condições de trabalho em todas as  instalações.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ministério do Trabalho

Maristela Leitão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *