Atlas Schindler oferece capacitação e oportunidade para recém-formados

Março de 2021 – Em meio a um cenário de fechamento de postos de trabalho e desemprego que já atinge 14 milhões de pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Atlas Schindler, líder nacional em transporte vertical, tem ampliado as oportunidades de emprego, promovendo ações que assegurem o trabalho formal desde o início de carreira de jovens profissionais.

Para fortalecer o mercado de trabalho, mesmo diante dos novos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, a empresa deu continuidade ao Programa Newcomers (Formação de Segurança & Técnica de novos colaboradores), que oferece a oportunidade de jovens recém-formados ingressarem no mercado de trabalho através de uma especialização promovida pela companhia. O programa foi desenvolvido pelo Centro de Treinamento da Atlas Schindler e conta com instrutores próprios na capacitação de técnicos(as) para executar manutenção preventiva e corretiva em elevadores através de conceitos de mecânica e elétrica, com ênfase na segurança, qualidade e padronização da manutenção.

A primeira turma de participantes teve início no segundo semestre de 2016, em São Paulo. Em 2017, o programa expandiu para mais 5 filiais (Belo Horizonte, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Santos) e em 2018 foi implementado em todo o Brasil. No total, 313 colaboradores participaram do programa e foram contratados entre 2016 e 2020.

A partir de 2019, a Atlas Schindler deu início a uma parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) na Grande São Paulo, quando foi criado o Curso de Especialização de Manutenção de Elevadores com toda a estrutura de simuladores para execução de atividades práticas. Com a parceria, o Centro de Treinamento em conjunto com o RH da Atlas Schindler faz a seleção dos melhores alunos dos cursos técnicos da área de elétrica (Automação Industrial, Eletrônica, Eletrotécnica e Mecatrônica), que são convidados a participar do Curso de Especialização de Manutenção de Elevadores, na unidade do SENAI Anchieta. O curso tem duração de 300 horas e todos os alunos com bom desempenho na especialização são convocados para um programa de estágio na Atlas Schindler.

Desde o início da parceria, 3 turmas foram formadas – uma delas ainda em andamento, 52 alunos foram capacitados através do Curso de Especialização de Manutenção de Elevadores e dos 30 participantes que ingressaram no programa de estágio, 28 foram absorvidos pela empresa e hoje fazem parte do quadro de funcionários efetivos.

O estágio promovido pelo Programa Newcomers é realizado nas áreas de Atendimento Avançado ou Qualidade e Segurança do Colaborador e do Produto e tem duração de 400 horas. Durante este período, os estagiários são acompanhados de um técnico da área em todas as suas atividades e recebem como benefício Vale Transporte, Vale Refeição e Plano de Saúde e cesta de natal, além de uma bolsa estágio. Ao término do período de estágio, tendo vagas em aberto na companhia, os participantes que tenham apresentado bom desempenho, demonstrado interesse e alinhamento aos valores da empresa têm alta chance de efetivação.

Capacitação pós efetivação

E o investimento em capacitação não para por aí. Em meio ao período de pandemia, o Centro de Treinamento da Atlas Schindler tem investido na inovação dos modelos tradicionais de treinamento e capacitação das equipes técnicas para manter o alto nível de atendimento das equipes. A introdução de webinars e a viabilização de novas ferramentas, como por exemplo a realidade aumentada a partir de óculos com projeção nas lentes – que está em fase de implementação, são alguns exemplos do que a empresa vem fazendo neste período. Com ações totalmente alinhadas a sua vocação tecnológica que permeia seus produtos e soluções da companhia, os estagiários que se tornarem funcionários da companhia terão a oportunidade de continuar aprendendo mesmo depois de contratados.

“Este é o objetivo da Atlas Schindler: nos preocupamos com o crescimento dos profissionais e não medimos esforços para investir em nossos colaboradores, que são os condutores da qualidade percebida pelos clientes. A partir de programas como o Newcomers atraímos profissionais qualificados para o nosso quadro de colaboradores e também damos a oportunidade de jovens talentos se capacitarem e embarcarem no mercado de trabalho. Sabemos que muitos empregadores exigem experiência na função e isso acaba dificultando a entrada de recém-formados no mercado. Nosso objetivo é dar a oportunidade que muitos jovens precisam”, conta Rodolfo Luchez, gerente executivo de Treinamento Técnico da Atlas Schindler.

Mercado feminino em expansão

Rodolfo comenta que a presença feminina no Programa Newcomers teve um relevante aumento nos últimos anos. Em 2016, não havia participação de nenhuma mulher no Curso de Especialização de Manutenção de Elevadores. Já este ano, foram 6 técnicas selecionadas em meio a um total de 18 candidatos. Entre 2016 e 2020, 24 mulheres foram contratadas a partir de suas participações no Programa. O aumento de mulheres atuando em campo também foi percebido na equipe da companhia. Em 2017 eram 7 técnicas de elevador na Atlas Schindler, hoje, são aproximadamente 47 colaboradoras que desempenham a função de técnica de atendimento avançado, montadora e vistoriadora de elevador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *