Arq. Futuro e Instituto Moreira Salles promove debate “Arquitetura de Museus: O Concurso para o novo IMS”, com Karen Stein

0 65

Crítica de Arquitetura e diretora executiva da Fundação George Nelson se juntará a Fernando Serapião em debate com Raul Juste Lores sobre o concurso para a escolha do projeto do IMS e a arquitetura em museus pelo mundo

São Paulo, 2017 – A plataforma de discussão sobre o futuro das cidades Arq.Futuro e o Instituto Moreira Salles realizarão, no próximo dia 21/9, o debate “Arquitetura de Museus: O Concurso para o Novo IMS”. No evento, será relatado o processo de concurso para a seleção do projeto de arquitetura da nova sede do IMSem São Paulo, que leva assinatura do escritório Andrade Morettin Arquitetos e será aberto ao público dia 20/9.

Raul Juste Lores, jornalista da Folha de S. Paulo e autor de “São Paulo nas Alturas”, entrevistará Fernando Serapião, editor da revista Monolito e organizador do concurso do IMS; Renato Anelli, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos e conselheiro do Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi e Karen Stein, consultora em arquitetura, Diretora Executiva da Fundação George Nelson, membro do programa de Crítica de Design na Escola de Artes Visuais em Nova York, foi membro do júri do Pritzker Prize e do concurso para o projeto do IMS.

Os entrevistados tratarão da importância dos processos de concurso para a seleção de projetos arquitetônicos e explicarão as características do concurso do IMS, que teve um júri internacional e convidou apenas escritórios brasileiros para concorrerem. Abordarão, também, o prejuízo decorrente de se ter preterido, nos últimos anos, o processo de concurso em favor das seleções apoiadas no critério de notório saber.

Expandindo a discussão a partir do prédio que abriga o IMSem São Paulo, Stein, Serapião e Anelli falarão sobre arquitetura de museus, apontando exemplos nacionais e internacionais para analisar as formas de convivência entre arte e arquitetura e os caminhos que parecem se desenhar para o futuro. Dentre os temas, serão comentadas as implicações da escolha entre readequar imóveis existentes ou construir novos edifícios para os museus. Especificamente, serão discutidos os desafios da conversão de residências de grande valor arquitetural em espaços de exibição, como nos casos da Casa de Vidro de Lina Bo Bardi (São Paulo) e da Casa da Gávea (IMS, Rio de Janeiro).

Convidados:

– Fernando Serapião (Monolito)

– Karen Stein (Crítica de arquitetura, Diretora Executiva da Fundação George Nelson, membro do programa de Crítica de Design na Escola de Artes Visuais em Nova York)

– Raul Juste Lores (Folha de S. Paulo)

– Renato Anelli (Prof. do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos e Conselheiro do Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi)

DEBATE “ARQUITETURA DE MUSEUS: O CONCURSO PARA O NOVO IMS”

Local: Auditório do Instituto Moreira Salles

Endereço: Avenida Paulista, 2424 – São Paulo, SP.

Data: 21/9

Horário: 10h às 12h

Link para inscrição: www.arqfuturo.com.br

Gratuito. Vagas limitadas. 150 Vagas.

Inscrições: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSewVfwSf-3tq2ayvILkxR8UsWItYPVcynub5uy5SouEt8RmGA/viewform

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.