Arkema ganhou o Prêmio Pierre Potier de 2020 por sua resina termoplástica líquida Elium® para turbinas eólicas

Outubro, 2020 – Espera-se que a produção de energia eólica, tanto em terra quanto no mar, desempenhe um papel importante na transição para energias de baixo carbono. Ainda assim, neste mercado que conta com um crescimento anual de 12 a 15%, dezenas de milhares de pás eólicas são produzidas em todo o mundo todos os anos. Essas pás eólicas utilizam compósitos à base de resinas termo fixas, que são muito difíceis de reciclar e, portanto, na maioria das vezes enterradas ou incineradas no final de seu ciclo de vida, com um impacto ambiental significativo.

Desenvolvida no centro de pesquisa da Arkema em Lacq (64), a resina termoplástica líquida Elium® é a primeira resina que permite a fabricação de pás de turbinas eólicas totalmente recicláveis – uma verdadeira inovação revolucionária. A reciclagem, seja mecânica ou química, é um ativo considerável no ciclo de vida das turbinas eólicas.

Arkema

As peças são primeiro moídas e depois aquecidas para despolimerizar a resina de modo que ela possa ser separada do enchimento de fibra. Após purificação e reformulação, uma nova resina termoplástica líquida é obtida com as mesmas características da resina virgem.

Arkema está, portanto, no coração do consórcio ZEBRA (Zero wastE Blade ReseArch) liderado por IRT Júlio Verne, um ambicioso projeto que visa criar a primeira pá de turbina eólica 100% reciclável e contribuir para o desenvolvimento de soluções ecológicas e sustentáveis para força do vento.

“Estamos imensamente orgulhosos de receber o Prêmio Pierre Potier, que premia uma solução inovadora e sustentável para pás de turbinas eólicas no final de seu ciclo de vida – um grande desafio para o setor devido aos consideráveis volumes envolvidos. Com nossa resina termoplástica Elium®, oferecemos uma solução para os desafios ambientais da energia eólica, tornando-a parte de uma economia circular ”, disse Guillaume Clédat, Diretor Global de Vendas e Desenvolvimento da resina Elium®.

Além do mercado de energia eólica, a resina Elium® permite a produção de uma grande variedade de peças termoplásticas de fibra de vidro ou fibrocomposto de carbono de todos os tamanhos e com formatos complexos. Seu benefício econômico vem de duas características principais: sua facilidade de implementação com curtos tempos de endurecimento à temperatura ambiente e sua compatibilidade com as inúmeras tecnologias de processamento de resinas termofixas existentes, limitando assim os investimentos para fabricantes já equipados com essas máquinas e abrindo uma vasta gama de desenvolvimentos em muitos setores, como transporte, construção e indústria náutica

Fonte: Imprensa/Arkema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *