Andrade Gutierrez zera acidentes de trabalho graves em 2021

A Andrade Gutierrez (AG) encerrou 2021 sem acidentes de trabalho graves ou fatais. O marco chama atenção já que, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), a Construção Civil é um dos setores que mais registram acidentes de trabalho no país, sendo o primeiro em incapacidade permanente e o segundo em número de óbitos. Com mais de 28 milhões de homens-hora trabalhados no ano e 12.697 colaboradores em todo o Brasil, a AG registrou no período apenas afastamentos temporários e sem gravidade, com a total preservação de suas equipes.

Desde 2012, a companhia reduziu em 81% a Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamentos. Já em relação à Taxa de Frequência Total de Acidentes (TFTA), com ou sem afastamentos, a redução foi de 72% no mesmo período. De acordo com a plataforma Radar SIT, do Ministério da Economia, em 2020 foram registrados 446.855 acidentes de trabalho no Brasil, 25.960 (5,8%) deles na Construção Civil. Em relação ao número de óbitos, o país registrou 1.817 mortes por acidentes de trabalho no mesmo ano, sendo 212 (11,7%) no setor.

“Não foi um marco atingido do dia para a noite. Este resultado é algo construído há anos dentro da empresa, com trabalho de cultura e educação em prol da segurança. Mensuramos indicadores desde 2008, analisando métricas para avaliar o desempenho das obras e monitorar índices de segurança. Foi uma mudança cultural em que a alta liderança e equipes das obras se comprometeram ao longo de todo este tempo. Além disso, implementamos programas preventivos técnicos e comportamentais que foram fundamentais. Todo esse histórico contribuiu para a significativa redução dos acidentes dentro da construtora neste período”, explica a Gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da AG, Elaine Melo.

Segundo o Diretor de Gente e Gestão da AG, Alexandre Melo, os índices são os melhores da história da companhia e motivo de orgulho. “É um nível de excelência que nos coloca no mesmo patamar das melhores construtoras do mundo, aptos para atuar com os clientes mais exigentes”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *