Amerisolar Brasil é segunda empresa a se instalar no Aeroporto Industrial

Multinacional especializada na produção de equipamentos de energia solar está em processo de implantação de sua unidade fabril no espaço

139

Novembro de 2020O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, acaba de assinar contrato com a segunda empresa a se instalar no Aeroporto Industrial. A Amerisolar Brasil, multinacional especializada na produção de equipamentos de energia solar, iniciou o processo de implantação de sua fábrica no local. A previsão é que as operações comecem no primeiro trimestre de 2021.

“Em menos de seis meses, após a inauguração e instalação da primeira empresa no Aeroporto Industrial, estamos anunciando a instalação da segunda companhia, o que demonstra o potencial de atratividade do nosso empreendimento. Temos ótimas expectativas com a vinda da Amerisolar Brasil que, certamente, terá sucesso com seu processo produtivo, bem como importação e exportação de produtos, com ganho em competitividade”, avalia Marcos Brandão, diretor-presidente da BH Airport.

Divulgação

Esta é a sexta fábrica da Amerisolar no mundo, depois de Austrália, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Camboja. Controlada globalmente por chineses, a companhia fez uma joint venture com uma empresa brasileira para criar a Amerisolar Brasil. A linha de produção a ser inaugurada no início do próximo ano terá capacidade para fabricar 30 mil painéis/mês e 50% da produção deverá ser exportada para países da América Latina, sobretudo México, Argentina, Peru, Chile e Colômbia.

Inicialmente, a Amerisolar Brasil irá ocupar um módulo provisório do Aeroporto Industrial localizado ao lado do Terminal de Cargas. No entanto, a empresa já tem planos de ocupar uma área quatro vezes maior que a atual, no galpão de expansão previsto para a segunda fase do empreendimento.

Gustavo Henrique de Almeida

“A Amerisolar Brasil acredita que a posição estratégica dentro do Aeroporto Industrial será um grande diferencial competitivo para a sua atuação no mercado fotovoltaico, razão pela qual acreditávamos, desde o início das tratativas com a BH Airport, que a operação da empresa não poderia ocorrer em outro lugar tão propício”, avalia Gustavo Henrique de Almeida, CEO da Amerisolar Brasil.

O Aeroporto Industrial conta com uma área disponível de 750 mil metros quadrados. Há uma expectativa de atração de cerca de 250 empresas, ao longo dos próximos anos, o que tende a gerar milhares de empregos e renda. O projeto contempla áreas comuns, como vestiário, business center, refeitório e toda uma infraestrutura para receber as indústrias interessadas.

O objetivo principal do Aeroporto Industrial é aumentar a competitividade das empresas brasileiras no contexto internacional e atrair investimentos externos para o Brasil. “O projeto é pioneiro em Minas Gerais e tem tudo para refletir, ainda mais, na consolidação de um ecossistema de desenvolvimento e atração de empresas para toda a região do Vetor Norte e Metropolitana de Belo Horizonte. Estamos em uma região estratégica, com localização geográfica privilegiada, que favorece a consolidação de um hub de negócios na região”, ressalta Brandão.

Fonte: Amerissolar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.