Alta nas ocupações e baixa disponibilidade: o turismo nas principais cidades do Brasil no carnaval 2022

Fevereiro, 2022 – Quem nunca participou ou já teve vontade de pular carnaval pelas ruas das grandes cidades do Brasil? O evento costuma fazer com que milhares de viajantes atravessem o país para aproveitar o período em determinadas cidades, mas também atrai visitantes de todo o mundo, especialmente de nossos vizinhos da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Mas em tempos de pandemia, com o carnaval de rua cancelado em boa parte das capitais brasileiras, será que muita gente ainda vai pegar estrada ou um avião para aproveitar o carnaval em outro lugar? A resposta é sim!

Divulgação

Isso ocorre principalmente porque todos querem dar um tempo da correria do dia a dia, e um feriado prolongado como o carnaval é o melhor momento para isso. O movimento, apesar de menor quando comparado a anos pré-Covid, já atingiu patamares elevados e tende a continuar subindo nos próximos feriados nacionais.

Ocupação nas grandes cidades do Brasil

Na quinta-feira (24), a Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) divulgou que cerca de 80% da rede hoteleira do município do Rio de Janeiro está reservada para o último fim de semana de fevereiro. Regiões como IpanemaLeblonBarra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes São Conrado estão com a ocupação ainda mais alta, próxima dos 90%. Já no interior do estado, a média é de 78% dos quartos reservados, porém, Arraial do Cabo, um dos principais pontos turísticos do litoral brasileiro, registra números superiores a 95%. Paraty, em segundo lugar, tem 90% de ocupação.

Divulgação

Já em alguns pontos turísticos do estado da Bahia, a ocupação deve atingir os 100% durante o carnaval deste ano. É o caso de locais como a Mata de São JoãoMorro de São Paulo e Chapada Diamantina, segundo a ABIH. Já para a capital Salvador, a estimativa é de que as reservas atinjam em torno de 80%.

Um pouco mais ao norte do estado da Bahia, no Ceará, a previsão da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) é de que a ocupação em Fortaleza chegue a 75% neste ano, número que subiu 30 pontos percentuais em relação ao registrado no carnaval de 2021.

Divulgação

Grandes destinos turísticos no carnaval, cidades como MaceióFlorianópolis e Ubatuba, no litoral de São Paulo, têm previsão de ocupação superior aos 80% neste ano, segundo associações locais. Nesta última, por exemplo, não há mais disponibilidade para quem procura casas e apartamentos de frente para o mar.

Cuidado também no carnaval

Durante os dias de carnaval, é preciso lembrar-se também dos cuidados contra a Covid-19. Cada cidade possui suas próprias regras e limitações, porém, no geral, é importante evitar locais fechados e com muitas pessoas, além de, sempre que possível, utilizar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel. Ter o esquema vacinal completo também é fundamental para curtir esse período com mais tranquilidade, onde quer que você esteja.

Ainda dá tempo de encontrar um aluguel de temporada ideal para curtir o carnaval com a sua família, ou então comece agora mesmo a programar sua próxima viagem! No Casa Temporada você encontra milhares de casas e apartamentos para aluguel de temporada em todo o Brasil, em qualquer época do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *