Alfaiate da química: para se diferenciar da concorrência, Dilutec produz gelcoats sob medida

Empresa já desenvolveu mais de 300 tipos

Novembro, 2016 – Depois de nove anos dedicada exclusivamente à fabricação de thinner, a Dilutec decidiu em 2004 disputar uma fatia do mercado de gelcoat, híbrido de resinas e pigmentos que dá cor às peças de compósitos – um tipo de plástico. Para conseguir espaço entre as gigantes multinacionais, a Dilutec, empresa de capital nacional, buscou se diferenciar por meio da produção de gelcoats sob medida. Deu certo. Hoje, a empresa está entre as líderes do seu segmento, opera uma fábrica de ponta em Goiás e conta com um portfólio formado por mais de 300 itens, o maior do gênero no Brasil.

diluesc-diretor-jpg-ok
Marcos Pannellini, gerente comercial da Dilutec

“Mais de 50% dos gelcoats fabricados pela Dilutec têm o perfil ‘tailor made’. Isso até gera algumas dificuldades em relação à formação de estoques, mas é muito pouco perto da excelente receptividade dos clientes aos nossos produtos”, afirma Marcos Pannellini, gerente comercial da Dilutec.

Além de formular cores exclusivas – por exemplo, tons que lembram as louças sanitárias antigas, como pergamon e rosa shell –, a Dilutec “acerta” o gelcoat conforme as peculiaridades dos processos de moldagem dos seus usuários. “Não trabalhamos com dois ou três produtos de prateleira, o que obrigaria o fabricante da peça a se adaptar. Ao contrário, entendemos o seu sistema produtivo e ajustamos o nosso gelcoat para garantir o melhor resultado em termos de aplicação, acabamento e durabilidade”, comenta.

Graças a essa postura, a empresa conta hoje com dezenas de casos de aplicação bem-sucedida em processos mais sofisticados de moldagem de compósitos, como laminação contínua, RTM, SMC, BMC e pultrusão, e em diferentes segmentos, a exemplo do automotivo, náutico e construção civil. “No momento, estamos identificado oportunidades semelhantes no mercado de geração de energia eólica. Aprendemos ao longo desses anos que o gelcoat deve ser tratado como uma especialidade, e não apenas como mais um commodity que o moldador de compósitos é obrigado a comprar”.

Mais de 200 tipos de thinner

A estratégia na operação de gelcoat, observa Pannellini, reproduz fielmente o modelo adotado pela Dilutec na área de thinner. Em vez de se especializar em apenas dois tipos – um para limpeza; outro para diluição de tintas –, a empresa buscou na produção sob medida o seu maior diferencial. Tanto é assim que, hoje em dia, estão catalogadas no laboratório da Dilutec mais de 200 formulações.

“Em certos casos, o nosso produto chega a ser até mais equilibrado do que o thinner indicado pelo próprio fabricante da tinta. Isso acontece graças ao estudo exaustivo da aplicação e às diversas análises cromatográficas que realizamos”, completa o gerente comercial.  

Além de fabricar gelcoat e thinner, a Dilutec é distribuidora das resinas da Ashland na Região Centro-Oeste e dos equipamentos para a moldagem de compósitos da BÜFAtec Spain na América Latina.

 

Para mais informações, acesse www.dilutec.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *