Agricultura Familiar: Vila da Terra na 1ª Mostra Gife de Inovação Social, em São Paulo

Rio de Janeiro, 16 de agosto – O Projeto Vila da Terra, idealizado e desenvolvido pelo Porto do Açu, em parceria com a Prefeitura de São João da Barra (RJ) e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (CODIN), foi um dos selecionados da 1ª Mostra Gife de Inovação Social, que está acontecendo desde o início da última semana, em São Paulo. A mostra, que vai até amanhã, reúne projetos de cunho socioambiental de todo o país, nos mais variados segmentos, e que se destacam por sua originalidade e resultados positivos alcançados.

O projeto foi reconhecido como case de sucesso no país e está enquadrado em 3 ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável; ODS 16 – Parcerias e meios de implementação e ODS 17 – Paz, justiça e instituições eficazes. Em vigor desde 2015, os ODS definiram os 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030.

Feira no Porto. Divulgação

Como fruto do Vila da Terra, nasceu o projeto Feira no Porto, que acontece toda semana nas instalações do Porto do Açu e reúne produtores rurais do reassentamento. O programa, que já está no seu segundo ano de existência, já realizou 190 feiras, o que corresponde aproximadamente 12 mil quilos de alimentos comercializados e geração de renda de aproximadamente 125 mil reais.

“A ideia do programa é que os pequenos agricultores da região possam incrementar o orçamento familiar e, ao mesmo tempo, os colaboradores consigam adquirir produtos de melhor preço e qualidade, criando um ciclo do bem”, afirmou Lucíola Marçal, Coordenadora de Responsabilidade Social do Porto do Açu. “Estamos muito felizes e realizados em ter o Vila da Terra reconhecido nacionalmente como um projeto que deu certo, que promove a cidadania e que leva esperança e prosperidade para as famílias estabelecidas ali, no norte fluminense. A sinergia e enquadramento nas ODS estabelecidas pela ONU é a prova de que estamos no rumo certo”, concluiu.

Fonte: Imprensa/Porto Açu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *