Aeroporto Internacional do Rio está pronto para saída dos atletas olímpicos.

Rio 2016

Rio, agosto, 2016 – Com uma logística especialmente montada só para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o RIOgaleão, espera atender com rapidez e tranquilidade os 7.500 atletas de vários países que vieram ao Rio para participarem dos jogos, que terminam neste domingo(21). Porém, o grande dia da saída das delegações será na segunda (22) que também será feriado na cidade. Estima-se um público de 85 mil pessoas passando pelo Tom Jobim.

RIOGALEÃO
Carlos Rodriguez, Coordenador do RIOgaleão. Foto:JCC

Entre as várias medidas adotadas, a direção do RIOgaleão pede para que os passageiros cheguem ao local do embarque com 6 horas de antecedência para evitar qualquer tipo de transtorno que possa acontecer no deslocamento do Parque Olímpico ou no check in antes do embarque. Outra medida feita pelo aeroporto foi a criação do corredor especial, para todos os atletas, membros dos comitês internacionais, autoridades estrangeiras e demais integrantes da chamada Família Olímpica, que poderão acessar suas aeronaves diretamente sem transtorno. Isto tudo, em um intervalo de 15 minutos entre uma aeronave e outra, possibilitando que em 20 horas todo o fluxo de membros da Família Olímpica sejam atendidos pelo aeroporto.

Ainda para animar os passageiros que estarão aguardando o momento do retornar para suas casas, o RioGaleão preparou uma grande festa, com a escola de Samba Mangueira, Família Jobim, Dj´s, Lojas e outras atrações. Tudo isso para que o retorno das delegações seja feito com tranquilidade e animação.

Segundo Carlos Rodriguez, coordenador do RIOgaleão, toda a preparação para o retorno da Família Olímpica, foi preparada com antecedência, com autoridades nacionais e estrangeiras.

 “Fizemos vários testes no aeroporto, simulando o retorno dos atletas e demais membros envolvidos nos Jogos Rio 2016. E por isso estamos muitos seguros que a volta dos atletas será um sucesso. Ainda, junto com o Comitê Olímpico Internacional montamos, na Vila dos Atletas, um miniaeroporto, com objetivo de dá agilidade e facilitar o retorno de todos os passageiros, com relação a problemas de documentação, passagens e demais problemas”, disse Rodriguez.

Para os Jogos Paraolímpicos 2016, que começa do dia 07 até 20 de setembro, a coordenação do aeroporto preparou um esquema diferente para os 4500 atletas Paraolímpicos. Apesar dos números de competidores serem inferior aos dos Jogos Rio 2016, a infraestrutura, a demanda e, a atenção é muito maior. Carlos Rodriguez, afirmou: Cada atleta paraolímpico traz de 5 a 6 malas a mais do que o atleta não cadeirante. Se fizermos uma comparação ao atleta dos Jogos Rio 2016, este, leva entre 3 e 4 malas. Então, nós fizemos todo um preparo no RIOgaleão com o Comitê Paraolímpico e demais órgãos e autoridades para atender todos os atletas Paraolímpicos com eficiência”.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *