Açolab Ventures faz primeiro investimento em startup e seleciona gestora

Fundo de gestão da ArcelorMittal direcionará aportes para a Aval Tecnologia, proprietária da plataforma Agilean. Valetec será a gestora do fundo

148

Agosto, 2021 – O Açolab Ventures – fundo de gestão criado pela ArcelorMittal para acelerar startups – comunica hoje (31/08) o seu primeiro investimento. A Aval Tecnologia, desenvolvedora da Agilean – plataforma de gestão da construção civil – é a primeira startup selecionada pelo fundo. Além disso, a Valetec Capital será a gestora do fundo.

Lançado em maio deste ano, o fundo irá investir mais de R$ 100 milhões em startups e pequenas empresas inovadoras. Com a escolha da Valetec – gestora especializada e focada em Corporate Venture Capital (CVC) -, a ideia é acelerar a seleção e priorização de novas startups para análise e investimento. “É o primeiro passo dado para alcançarmos a nossa meta de 10 a 15 investimentos nos próximos 4 anos, por meio do Açolab Ventures.  O primeiro aporte em uma plataforma com grande potencial na construção civil e a chegada de gestora com expertise comprovada em CVC. O fundo avança para reforçar a sua governança e gestão e, ao mesmo tempo, mapear empresas inovadoras e fortalecer o ecossistema de startups“, afirma Rodrigo Carazolli, Gerente Geral de Inovação ArcelorMittal Aços Longos LATAM.

Resende_RJ, 09 de dezembro de 2020
Banco de Imagens ArcelorMittal
Na imagem, a Laminação da Usina da ArcelorMittal na cidade de Resende.
Imagens: NITRO Historias Visuais

A gestão do Açolab Ventures será realizada por uma estrutura com autonomia decisória. De acordo com Peter Seiffert, CEO da Valetec Capital, o trabalho está apenas no início com o investimento na Aval/Agilean.  “A partir de agora, o objetivo é intensificar a agenda de trabalho da Aval/Agilean, conjuntamente com a Valetec e a ArcelorMittal. Vamos focar na execução de um plano de aceleração de seu crescimento e na ampliação de sua presença no mercado”, explica Seiffert.

A estratégia do fundo é identificar startups que tenham solução validada e que desenvolvam novos negócios, produtos e serviços ou incorporem novas tecnologias para aumentar a competitividade e enriquecer a proposta de valor da cadeia da ArcelorMittal. O Açolab Ventures vai adquirir uma participação minoritária em empresas inovadoras com elevado potencial de crescimento.

Os recursos do fundo serão destinados a empreendimentos no país e em outros países da América Latina. As startups selecionadas – caso da Aval/Agilean – relacionam-se às áreas de Siderurgia, Mineração, Construção Civil, Indústria, Sustentabilidade, Logística, Comercial, Varejo e Distribuição.

Startup selecionada – O mercado da construção civil no Brasil e no mundo tem buscado, cada vez mais, obras mais produtivas com menor desperdício de material e soluções customizadas. Desta forma, a primeira startup selecionada pelo Açolab Ventures caracteriza-se por adotar as tecnologias da indústria 4.0 para aumentar a produtividade dentro do canteiro de obras. A Aval, por meio da plataforma Agilean, utiliza no setor da construção civil, tecnologias como inteligência artificial e IoT (internet das coisas) aplicadas diretamente à gestão da produção. O aplicativo permite o acompanhamento de cada obra – em tempo real – por meio de dispositivos instalados no canteiro.

A ideia desenvolvida pela empresa é uma necessidade do setor da construção civil e vai proporcionar valor diferenciado ao mercado. “O investimento vai ao encontro da estratégia da ArcelorMittal de contribuir para a melhoria da produtividade da construção civil por meio desta parceria com uma startup com experiência comprovada em gestão de obras e lean construction que certamente gerará muito valor aos nossos clientes e a todo o ecossistema envolvido”, afirma Gustavo Canaan, diretor de Vendas Corporativas e Comércio Internacional da ArcelorMittal Aços Longos.

A plataforma/aplicativo – criada há três anos – utiliza a filosofia de gestão lean construction, forma de gerenciamento conhecida por evitar desperdícios com tempo, custos e mão-de-obra e proporciona uma transformação digital nos canteiros. Ela adota dispositivo IoT para automatizar a coleta de dados e gerar indicadores e atualizações do status da obra em modelos 3D (BIM).

“A chegada do fundo de investimentos da ArcelorMittal é de extrema importância para a estratégia de expansão da nossa plataforma Agilean, tanto em relação ao market share quanto em relação às novas funcionalidades e evolução da experiência dos usuários atuais. Além do aporte financeiro, existe uma grande sinergia de propósito entre a nossa empresa e a ArcelorMittal, o que nos deixa bastante entusiasmados em relação às novas possibilidades que essa parceria possa proporcionar”, aponta André Quinderé, CEO da Aval Tecnologia. O Agilean está presente hoje em mais de 180 obras em todo o Brasil e na Europa. A plataforma venceu o prêmio de inovação e sustentabilidade na categoria startup da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em 2020.

Mentoria para startups  – Com o lançamento do fundo e a seleção da primeira startup, a ideia é aplicar o conceito de “Smart Money“, ou seja, além do aporte financeiro, a ArcelorMittal também irá acompanhar e oferecer toda a sua estrutura e expertise de mercado, para maximizar a chance de sucesso da parceria. Desde o anúncio da criação do fundo, mais de 600 startups já manifestaram interesse em parceria com o Açolab Ventures.

O Açolab Ventures representa a evolução de uma estratégia potencializada com a criação do primeiro laboratório de inovação do setor siderúrgico do mundo, o Açolab, que completou três anos em julho.  Com atuação voltada para facilitar, organizar e acelerar o processo de inovação na ArcelorMittal, o hub de inovação está conectado a mais de 8 mil agentes do ecossistema e servirá de referência para atrair startups potenciais para o fundo.

Link com fotos das unidades industriais: https://we.tl/t-QYqQkWQyMw

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.