ABNT disponibiliza recomendações para evitar acidentes com fachadas de prédios

São Paulo, fevereiro de 2021 – Na última segunda-feira (8), uma mulher foi atingida por parte do revestimento da fachada que se desprendeu de um prédio no centro de Recife. Frequentemente vemos notícias como essa, onde a falta de cuidado na construção de edifícios acaba prejudicando a estrutura de outras residências ao seu redor ou até mesmo atinge, de forma inesperada, pessoas que estejam passando pela calçada.

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas estabelece requisitos para o desempenho de edificações habitacionais através da ABNT NBR 15575, onde são citadas algumas recomendações para construção de prédios. A norma tem o objetivo de auxiliar profissionais da área, como engenheiros, arquitetos e projetistas, para que com cautela e atenção às normas, a construção dos edifícios seja mais segura e com maior vida útil.

O primeiro passo para que um prédio tenha vida útil longa e segura, é a utilização de material de qualidade. Apesar de terem um preço mais alto, evita acidentes e permite que a manutenção ocorra a longo prazo. Assim, o valor investido em material é recompensado.

Através da norma ABNT NBR 15575, a ABNT disponibiliza recomendações para evitar acidentes futuros, como:
– Prestar atenção nos índices de desempenho mínimo para integridade do material
– Realizar manutenção periódica
– Prever no projeto sistemas para impedir a penetração da umidade
– Assegurar a impermeabilização da edificação
– Realizar ensaios de estanqueidade, quando necessário
– Implementar elementos de ancoragem que facilitem a instalação de equipamentos como balancins, andaimes etc, para facilitar o trabalho de limpeza de vidros, guarda-corpos, varandas e demais elementos externos

“Desenvolvemos esta norma visando alavancar tecnicamente a qualidade do desempenho de imóveis habitacionais. Ao realizar a compra de um apartamento ou sala comercial em um edifício, é importante verificar se a construtora do empreendimento segue as normas da ABNT, pois isso garante um procedimento padrão que já foi amplamente discutido e assegura que o edifício tenha maior vida útil”, explica Mario William Esper, Presidente da ABNT.

Ao total, a ABNT NBR 15575 possui 6 partes com recomendações para requisitos gerais, sistemas estruturais, sistemas de pisos, sistemas de vedações verticais internas e externas – SVVIE, sistemas de coberturas e sistemas hidrossanitários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *