Abcic promove seminário sobre pontes pré-fabricadas de concreto e novas tendências em concreto

Novembro, 2018 – Com a presença de profissionais conceituados, incluindo engenheiros de todo o País e do exterior, a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) promoverá, no dia 30 de novembro, em São Paulo, o Seminário Abcic – Pontes pré-moldadas de Concreto, Tecnologia de Projetos e Execução – Novas Tendências de Materiais – CRF e CUAD, que trará o debate sobre dois importantes temas do setor: a utilização dos sistemas pré-moldados de concreto para construção de pontes, viadutos e passarelas e o uso de concretos diferenciados para melhorar o desempenho dos elementos estruturais.

O evento é destinado aos profissionais da cadeia produtiva da construção civil, em especial, atuantes em construtoras e concessionárias de rodovias, engenheiros, arquitetos, projetistas, técnicos, gestores, professore e pesquisadores com interesse em aumento de produtividade, construção sustentável, industrialização da construção. Estudantes do quinto ano, especialização ou pós-graduação de escolas de engenharia e arquitetura.

Com início às 7h30, o evento terá uma programação abrangente. A primeira parte trará uma visão ampla da utilização dos sistemas em pré-moldados de concreto para pontes, viadutos e passarelas em diferentes países que integram o grupo de trabalho 6.5 de pontes pré-moldadas da fib (Federação Internacional do Concreto) e sobre a importância e uso dos documentos da fib relacionados ao tema como catalisadores de discussões no Brasil, visando ampliar a aplicação do sistema construtivo incluindo a melhoria de suas especificações, normalização e padronização.

Já a segunda etapa do programa abordará o avanço da tecnologia do concreto que vem sendo aplicado em pontes e em outros elementos arquitetônicos e estruturais pré-moldados de concreto. Os concretos especiais, concreto reforçado com fibras (CRF) e concreto de ultra alto desempenho (CUAD, Ultra High Performance Concrete – UHPC, em inglês) contribuem para melhorar o desempenho de elementos estruturais e para o desenvolvimento de elementos mais esbeltos, proporcionando a redução de peso dos elementos e ampliando a competitividade do sistema construtivos.

A abertura do Seminário será feita pelos presidente da fib, Hugo Corres Peiretti, da Abece, João Alberto de Abreu Vendramini, do Ibracon, Julio Timerman, da Abcic, José Antonio Tessari, e o chefe da delegação nacional junto à fib, Fernando Stucchi.

As palestra serão ministradas por especialistas: Marcelo Waimberg, coordenador do TG 6.5 da fib, pelo professor Maher Tadros, da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, pelo engenheiro PIeter Van Der Zee, da Bélgica, pelo engenheiro Milan Kalny, da República Checa, pelo professor Yen Lei Voo e pelo engenheiro MIlad Hafezolghorani Esfahani, da Malásia, pelo professor Wellington Repette, da Universidade Federal de Santa Catarina, pelo professor Marco Cárnio, da PUC Campinas e pelo professor Antonio Domingues Figueiredo, da Poli/USP.

O encerramento será feito pela engenheira e presidente executiva da Abcic, Íria Doniak.

O Seminário Abcic – Pontes pré-moldadas de Concreto, Tecnologia de Projetos e Execução – Novas Tendências de Materiais – CRF e CUAD tem como patrocinadores fornecedores: ArcelorMittal, LafargeHolcim, Rotesma e Tranenge Construções, e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira de Pontes e Estrutura (ABPE), Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18), Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Instituto de Engenharia (IE), Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).

Serviço:
Seminário Abcic – Pontes pré-moldadas de Concreto, Tecnologia de Projetos e Execução – Novas Tendências de Materiais – CRF e CUAD
Data – 30 de novembro de 2018
Horário – das 7h30 às 18h30
Local – Instituto de Engenharia – Av. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Outras informações e inscrição – (11) 3768-2839 (com Jôze) ou abcic@abcic.org.br

Fonte: Imprensa/ABIC 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *