Por Severian Rocha
Novembro, 2025 – No dia da Consciência Negra (20), que é uma data especial dedicada à reflexão sobre a luta, a resistência e as contribuições da população negra na construção do Brasil, além de combater o racismo, o Jornal da Construção Civil traz uma reportagem especial com a Drª Helen Moraes, advogada com mais de 25 de experiencia na área jurídica e com destaques na administração de condomínios com obras, Regularização Fundiária, inicialmente Rural e depois na área urbana, desde de 2014, Helen Moraes se tornou a primeira mulher negra, a fundar uma incorporadora e construtora, a HB Brasil, com o propósito de promover moradia digna.
De acordo com a CEO e Presidente da HB Brasil atua a empresa já atua 7 estados brasileiros e com potencial de expansão enorme.
Jornal da Construção Civil – Helen, como seu deu essa mudança do mundo jurídico para o ramo da construção? Fale um pouco da sua história e da construtora?
Helen Moraes – Sou advogada a 25 anos , inscrita na subseção de São Paulo e da Bahia, a mudança foi aos poucos inicialmente começamos a fazer administração de condomínio com obras, depois fizemos Regularização Fundiária, inicialmente Rural depois urbana por anos e logo em seguida via necessidade de trabalhar com melhoria habitacional, mas os espaços eram muito difíceis e aceitabilidade da sociedade e até do poder publico, a cultura era desfazer e reintegrar.
Desta maneira a única forma de trazer moradia digna era construindo moradias , em espaços remanescentes em áreas , então fizemos acontecer mudamos nossa empresa para incorporadora e construtora.
Jornal da Construção Civil – Agora, nossa equipe quer parabenizar você, uma mulher negra e dona de uma construtora. Qual o tamanho dessa ação para você ?
Helen Moraes – É de impacto de representatividade eu quero inspirar outras mulheres pretas serem protagonistas e acreditarem que elas podem ser e fazer o que quiser. Sabemos que termos que ser resilientes e persistentes e que o ramo da construção que era primariamente branquista e machista, hoje tem mulheres e hoje tem uma mulher preta que esta abrindo portas para outras mulheres pretas, tomem a coragem de ocupar este mesmo espaço.
Quero deixar um legado desta representatividade e que muitas tomem coragem e se empoderam e venham comigo, pois ainda este caminho é solitário.
Jornal da Construção Civil – Conte um pouco dos projetos da construtora pelo Brasil ? Quantos funcionários a empresa possui ?
Helen Moraes – A Habita Reurb, hoje tem alguns projetos que serão lançados em 2026
Sinop Smart City – 1800 , em parceria com madalenas empreendimentos
Sorriso – 1.000
Boa Esperança – 400
Mutum 200
Lucas do Rio verde – Loteamento em projeto não abemos a quantidade
Alta Floresta – não sabemos a quantidade projeto, pois estamos desenvolvendo em 60 hectares
Jacareí – 40 casas já em construção
Mauá – 1200 aptos bree lançamento
Curvelo – Smart City – projeto em 30 hectares
Alagoinhas – 198 casas
Estamos conversando com alguns países , para levarmos nosso modelo construtivo
Temos 30 funcionários diretos e vários indiretos pois nossas construções são de empreitada
Jornal da Construção Civil – A Construtora foca só em habitação? Fale um pouco mais?
Helen Moraes – A Habita Reurb é uma das grandes empresas de Regularização fundiária deste país, estamos em 7 estados e mais de 60 municípios , dando consultoria aos municípios e executando a regularização dos imóveis através da lei 13.465.2017 e agora após aprovação dos nossos projetos , indo para incorporação imobiliária e construção de casas, residências, escolas e hospitais.
Jornal da Construção Civil – Qual seu olhar sobre o setor da Construção Civil?
Helen Moraes – – Pujante, desafiador , acho que só através da construção civil temos a oportunidade de trazer moradia digna , num ecossistema , pois através da construção , construímos , bairros , cidades
Jornal da Construção Civil – Deixe uma mensagem para esse setor imenso que emprega muitas pessoas, transforma sonho em realidade e que é o grande motor da economia ?
Helen Moraes – A construção civil é hoje umas molas propulsoras da economia, mas não podemos deixar de pensar uma construção sustentável, respeitando meio ambiente, utilizar técnicas que impactam menos e agridem menos nosso meio ambiente, que seja acessível a todos, buscar uma construção residencial digna, aonde todos possam se sentirem acolhidos quando chegarem em suas casas, em seus bairros no ambiente onde vivem , a construção civil tem esse compromisso, por isso a missão da Habita Reurb, da Habita Moraes e todas empresas e incorporadora do grupo não é entregar unidades construtivas , e sim entregar verdadeiros lares .



