Novembro, 2025 – O setor de Petróleo e Gás continua forte no Estado do Rio de Janeiro e as expectativas é de aberturas de novos negócios e empregos para os próximos anos. A empresa MERCUS Subsea, com sede na cidade de Rio das Ostras(Região dos Lagos) vê o setor de Óleo e Gás no Brasil bem aquecido e se prepara, com a ampliação de sua unidade – matriz para melhor atender o setor.
Expondo na no maior evento de petróleo e gás da América Latina, a Rio OTC 2025, feira que superou as expectativas com mais de 23 mil visitantes, 250 expositores e mais de 3.200 participantes, fomentando debates estratégicos sobre a Margem Equatorial, a transição energética e a inovação, a empresa MERCUS se coloca junto dos principais players do setor offshore .
Na oportunidade da OTC Rio 2025, nossa equipe da editoria de Energia, conversou com o Edinei Moura, gerente de contratos da
Mecus Subsea.
Paulo Lacerda – Conte um pouco da presença da sua empresa na OTC Rio 2025 ?
Edinei Moura – Estamos na OTC 2025, e a Mecus Subsea trouxe e apresentou o seu público o trabalho que a gente faz: nossas inspeções, manutenções e intervenções submarinas, usando tecnologia de ROVs, mini ROVs, pessoal especializado, focando na excelência técnica, buscando soluções customizadas com as necessidades dos nossos clientes.
Paulo Lacerda – Qual o diferencial principal da empresa?
Edinei Moura – A Mecus Subsea é uma empresa 100% brasileira, de Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. E o nosso principal diferencial competitivo, além de um vasto know-how técnico e de equipamentos, na sua base instalada, também em Rio das Ostras, nós somos a única empresa de manutenção e intervenção submarina com fabricação integrada.
Com isso a gente gera, propicia, soluções personalizadas com a agilidade que o cliente offshore necessita, da forma que ele precisa, minimizando custos, prezando pela integridade e segurança das pessoas envolvidas e dos ativos dos nossos clientes, de suas instalações.
Paulo Lacerda – Algum problema com falta de mão de obra?
Edinei Moura – É, boa pergunta. É, participamos, conquistamos recentemente um grande contrato e, de fato, para qualquer empresa em ascensão, qualquer grande empresa, o desafio é a mão de obra. Então, assim, além de não termos as pessoas qualificadas na quantidade que precisamos, o tempo é curto para responder às necessidades do nosso cliente, para preparar o time.
Mas a Mecus, com um RH estratégico, um posicionamento de vanguarda na captação de talentos, conseguiu desenvolver muito bem os times que estão atuando nas frentes offshore, tanto em contratos spot, temporários, quanto nos grandes contratos de longa duração.
Paulo Lacerda – Então deixe uma mensagem para esse Brasil imenso aí, para esse setor de energia, petróleo e gás ?
Edinei Moura – É, os desafios são grandes, mas não há nada que não possa ser conquistado quando você foca na excelência técnica, na excelência de pessoal, na mão de obra e ouvir. Ah, eu digo que ao escutar, é entender a necessidade real do seu cliente e prover uma solução customizada para essa sua necessidade real, pensando em todas as esferas, quer sejam ambientais, quer sejam de segurança e, principalmente, financeira, na prevenção dos ativos e na busca por soluções cada vez melhores.