Entre os destaques da programação está o lançamento do primeiro mapeamento nacional de museus de terreiros
Setembro, 2025 – No dia 9 de setembro, das 9h às 18h, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio de Janeiro recebe o I Seminário Brasileiro de Museologia de Terreiro, encontro nacional inédito dedicado ao tema. O evento reunirá gestores de museus de terreiros, pesquisadores, professores e lideranças religiosas de diferentes estados. O seminário é uma realização do terreiro Ilê Omolu Oxum e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), em parceria com o Iphan e a Defensoria Pública da União.
A mesa de abertura contará com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, do reitor da Unirio, José da Costa Filho, além de autoridades do Iphan e representantes de museus do estado do Rio de Janeiro.
Entre os destaques da programação estão o lançamento do primeiro mapeamento nacional de museus de terreiros, debates sobre a preservação da memória e do patrimônio cultural afro-brasileira nos terreiros, o enfrentamento ao racismo religioso e reflexões sobre acervos tombados pelo Iphan que reúnem objetos sagrados e históricos de religiões de matriz africana.
O evento será transmitido ao vivo pelos canais do Iphan e da Unirio no YouTube.
Haverá emissão de certificados para os participantes de ambas as modalidades (presencial e virtual). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
Serviço:
Data: 9 de setembro
Horário: 9h às 18h
Local: Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro
Endereço: Avenida Rio Branco, 46 – Centro, Rio de Janeir