Competição internacional testa habilidades de operadores em equipamentos utilizados em setores como construção, mineração e agronegócio_
Minas Gerais, agosto de 2025_– A filial da Sotreq em Contagem-MG será palco, no próximo sábado (23/08), da 5ª etapa regional do Desafio Mundial de Operadores da Caterpillar (Global Operator Challenge 2025–2026), promovido pela Sotreq, maior representante das soluções Cat no Brasil. A disputa reunirá 15 profissionais que enfrentarão provas práticas na operação de máquinas, como escavadeiras, carregadeiras e retroescavadeiras.
O evento faz parte da jornada brasileira rumo à final global da Caterpillar, marcada para março de 2026, nos Estados Unidos. Os três primeiros colocados em Contagem garantirão vaga na final nacional, prevista para 13 de setembro, em Piracicaba-SP. O vencedor desta fase terá a chance de disputar a etapa continental e, possivelmente, chegar à grande final mundial durante a CONEXPO-CON/AGG, maior feira da construção civil da América do Norte.
Mais do que uma disputa técnica, o Desafio celebra a formação profissional e o reconhecimento dos operadores como peças-chave para setores como infraestrutura, construção, mineração e agronegócio, entre outros setores essenciais à economia.
*Competição valoriza técnica e precisão*
Assim como nas etapas já realizadas em Jaguariúna-SP, Aparecida de Goiânia-GO, Fortaleza-CE e São Luís-MA, os competidores de Contagem enfrentarão provas práticas que exigem precisão, segurança e domínio das tecnologias Cat. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, em ambiente controlado e com avaliações individuais.
“Para nós, é um orgulho sediar uma competição que valoriza o profissional e incentiva a excelência na operação de maquinário tecnológico. Será uma oportunidade de mostrar o talento desses operadores e reforçar o nosso compromisso com qualificação, segurança e alto desempenho”, afirma Paulo Chaves, gerente geral da Sotreq Contagem.
*Terra de gigantes da operação*
Minas Gerais é referência nacional em setores que demandam a operação de máquinas pesadas, como mineração, construção e indústria. A realização do evento na regional reforça a importância de Contagem e do estado na formação e no aperfeiçoamento profissional daqueles que movimentam a economia local e brasileira, seja em projetos pontuais ou grandes obras pelo país.