Instituto Cyrela promove capacitação e contratação de migrantes e refugiados

Iniciativa em parceria com o SENAI oferece formação técnica e gratuita para migrantes que buscam novas oportunidades profissionais no país

Junho, 2025 – Com foco na educação e na capacitação profissional, o Instituto Cyrela (IC), responsável pela política de Responsabilidade Social da Cyrela, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o CAMI (Centro de Apoio e Pastoral do Migrante), disponibilizou um curso de formação para Instaladores Hidráulicos voltado a migrantes e refugiados. A iniciativa, que começou em março, já concluiu duas turmas e resultou na contratação de todos os alunos que finalizaram a formação. Vindos de diversos países da América do Sul e Central, os participantes foram contratados para atuar em obras da Living e da Vivaz, marcas do Grupo Cyrela, na cidade de São Paulo (SP). Os participantes vieram ao Brasil em busca de novas oportunidades e agora encontram no setor da construção civil um caminho de recomeço.

Para Aron Zylberman, diretor-executivo do IC, este projeto representa uma grande oportunidade de transformação social para essas famílias. “Queremos preparar essas pessoas para o mercado de trabalho, oferecendo oportunidades reais de qualificação, seja para atuarem na Cyrela ou em outras empresas. Se, ao final do processo, elas estiverem alinhadas com as nossas vagas e puderem se tornar nossas colegas, será uma grande alegria. Mas o mais importante é garantir que estejam prontas para trilhar novos caminhos e conquistar uma nova vida”, comenta.

Segundo dados do Boletim da Migração, divulgado pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), mais de 194 mil imigrantes ingressaram no Brasil até dezembro de 2024. O IC acompanha de perto a situação dos migrantes e refugiados no Brasil e tem se dedicado a desenvolver iniciativas que promovam sua inclusão social e integração, por meio do acesso ao trabalho, à educação e a ações que facilitem sua adaptação no país.

Os projetos de formação na área da construção civil, no entanto, não se destinam apenas a esse público e  também beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade social nos territórios onde o Grupo Cyrela atua. Para este ano, a expectativa do Instituto é formar mais de 260 novos profissionais, em parceria com o SENAI. Saiba mais em www.institutocyrela.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *