Com lançamento previsto para novembro de 2026, esta iteração explorará como a arquitetura pode promover novas formas de conexão no mundo hiperurbanizado de hoje.
Junho, 2025 – A Trienal de Arquitetura de Sharjah tem o prazer de anunciar o tema de sua terceira edição (SAT03), Architecture Otherwise: Building Civic Infrastructure for Collective Futures , com abertura em novembro de 2026. Com curadoria de Vyjayanthi Rao e curador associado Tau Tavengwa, a SAT03 examinará a questão urgente de como a arquitetura pode ajudar a moldar a vida coletiva em um mundo marcado por rápida transformação urbana.

Dando continuidade à missão da SAT de reformular o discurso arquitetônico a partir dos pontos de vista da Ásia Ocidental, do Sul da Ásia e do continente africano, esta edição aborda a crescente complexidade e domínio da vida urbana, particularmente em regiões de rápido desenvolvimento. À medida que as cidades evoluem para redes de infraestrutura hiperconectadas, elas se tornaram o principal terreno onde forças sociais, econômicas, políticas, tecnológicas e ecológicas colidem, remodelando fundamentalmente como vivemos, nos conectamos e construímos juntos. Os ambientes urbanos agora se estendem além dos limites físicos das cidades, abrangendo vastas diferenças territoriais e culturais, reinos digitais e fluxos migratórios – e cada mudança repercute nas comunidades com potenciais consequências globais. Nesse contexto, a arquitetura deve resgatar seu papel como força crítica e imaginativa, capaz de responder às nuances e complexidades de como habitamos o mundo hoje.
Expandindo sua abordagem para o SAT03, Vyjayanthi Rao afirmou: ” Esta edição adota uma perspectiva multidisciplinar, explorando a arquitetura através das lentes da antropologia, com base na localidade dos fenômenos e do contexto, e permanecendo atenta simultaneamente às condições globais e às diferenças culturais. Estamos especialmente interessados em explorar o movimento migratório e a rápida expansão e localização do urbanismo como blocos de construção da vida social contemporânea. A edição destacará propostas para a construção de infraestrutura cívica acolhedora a esses fluxos, criando novos caminhos para que a vida coletiva prospere em um mundo incerto e em rápida mutação. “
Essa visão curatorial reflete o trabalho de longa data de Rao e Tavengwa: Rao como antropóloga e professora na Escola de Arquitetura de Yale, com foco em urbanismo na Índia e nos EUA; e Tavengwa como escritora e cofundadora do CS Studio, que desenvolve métodos experimentais para reformular cidades por meio de lentes plurais e interdisciplinares.