Empresa amplia portfólio de atendimento em um dos principais setores da economia brasileira
Maio, 2025 – A Mills, referência em soluções de aluguel de equipamentos e engenharia na América Latina, reforça sua atuação no setor florestal com um investimento de R$ 25 milhões na aquisição de máquinas dedicadas à silvicultura, manejo, picagem, colheita e transbordo. Os novos equipamentos florestais entraram em operação imediatamente em projetos de alta complexidade, evidenciando a demanda crescente e a relevância da atuação da companhia nesse setor estratégico.
A aquisição faz parte da estratégia da Mills de diversificar o portfólio e ampliar sua presença em segmentos fundamentais da economia nacional. A nova frota florestal inclui harvesters, forwarders, picadores e loaders, equipamentos essenciais para o ciclo produtivo.
A Mills disponibiliza também soluções da linha amarela com aplicação direta no setor, como tratores de esteiras e de pneus, escavadeiras, motoniveladoras, rolos compactadores e carregadeiras; assim como caminhões vocacionais — todos utilizados na construção e manutenção de estradas florestais, movimentação de toras e suporte geral às áreas produtivas.
Presente em operações florestais em todas as regiões do Brasil, a Mills atua com equipamentos e equipe preparados para apoiar no dimensionamento e atender diferentes desafios e particularidades do território. No Sul do país, por exemplo, onde o relevo é marcado por declives acentuados superiores a 30°, a empresa já opera com soluções adaptadas a terrenos desafiadores.
“Já estamos impulsionando projetos importantes no Sul do Brasil, uma região marcada por desafios extremos de inclinação. Nossos equipamentos estão mais do que prontos para esse tipo de terreno e podem ser amplamente utilizados por lá, mas não somente, já que a atuação da Mills é nacional. Onde houver necessidade, nós chegamos”, destaca Eduardo Lema, Diretor Executivo da unidade de negócios Pesados.
Além da frota moderna, a companhia oferece suporte para as operações florestais, com sistemas Full Tree e Cut-to-Length (CTL), manutenção preventiva e corretiva, gestão de frota, seguro e equipes técnicas locais. Em projetos de grande porte, a Mills também instala estruturas dedicadas nas frentes de trabalho para garantir disponibilidade operacional.
“Nosso objetivo é atender os clientes da melhor forma possível, com soluções que simplificam a operação e potencializam resultados”, afirma.
A atuação da Mills no setor está alinhada ao compromisso da empresa com a sustentabilidade, ética e integridade. Companhia de capital aberto, mantém um programa de integridade estruturado, voltado à mitigação de riscos e promoção de práticas empresariais responsáveis. A companhia também tem metas aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi) para a redução de emissões nos escopos 1, 2 e 3.
Setor forte
O setor florestal brasileiro contribui com 6,9% do PIB brasileiro, segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Em 2025, a expectativa é de um crescimento ainda maior.
O Brasil é líder mundial na produção de celulose. As exportações do setor brasileiro de árvores cultivadas tiveram um desempenho histórico em 2024, segundo a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). O saldo comercial do setor alcançou um recorde de US$ 15,7 bilhões, um crescimento de 23,5% em relação a 2023, com avanços expressivos em todos os mercados mundiais.