De olho na obra: três operários morrem após queda de elevador de carga durante obra

Maio, 2025 – Aconteceu ontem segunda (19), em São Paulo- SP, um grave acidente provocado por uma queda de um elevador de carga ou “cremalheira” que matou três trabalhadores durante a obra do Condomínio Reserva Raposo, localizado no Bairro do Butantã (Zona Oeste). O Empreendimento é executado pela BRZ Construtora e, segundo informe da prefeitura de São Paulo, a obra está com todas documentações aprovadas.

Após o acidente, órgãos da Prefeitura de São Paulo da área de infraestrutura e fiscalização e da Polícia Civil interditaram o local da obra para perícia técnica. De acordo com o Corpo de Bombeiros – SP, um elevador de carga caiu do 17º andar:

O equipamento que despencou do 17º andar da obra se chama “elevador de cremalheira” (veja abaixo). Ele consiste numa cabine que se movimenta por trilhos verticais, instalados na parte externa dos prédios. Nele, podem ser transportados tanto materiais de construção quanto pessoas. Fonte G1.

Para o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), Antônio de Sousa Ramalho, disse que o número de acidentes na construção civil está aumentando, em torno de 14% em 2025 ou seja, 4 acidentes por dia:

“Tem falta de mão de obra. Como as construtoras precisam entregar esses apartamentos, na maioria, já vendido, outros que têm mediação por banco, o que acontece? [Com] sobrecarrega dos trabalhadores e, às vezes, essa loucura para entregar no prazo, acontecem acidentes”, comentou Antônio.  Fonte G1 SP

Os três trabalhadores tiveram a morte constatada ali mesmo. Todos eram nordestinos.

  • Amarildo Alves da Conceição, de 43 anos, natural do Maranhão;
  • Raimundo Conceição dos Santos, de 25 anos, natural da Bahia;
  • João Henrique da Silva Matos, de 20 anos, natural do Piauí.

Fonte: G1 SP

Segue nota da BRZ Construtora: 

É com profundo pesar que a BRZ informa o acidente ocorrido nesta segunda-feira, 19 de maio, no canteiro de obras do Reserva Raposo, localizado no km 18,5 da Rodovia Raposo Tavares, em São Paulo, quando três trabalhadores infelizmente perderam a vida.
As causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes e a perícia técnica da polícia foi acionada e realiza os devidos levantamentos no local. Estamos colaborando integralmente com as investigações e prestando todos os esclarecimentos necessários aos órgãos responsáveis e as famílias das vítimas. Nos solidarizamos com os familiares das vítimas neste momento de imensa dor.
A BRZ é a empresa contratada pelo Reserva Raposo para atuar como construtora em um dos condomínios desse empreendimento, o Condomínio Orquídeas, bloco 1, onde ocorreu o acidente.
Prezando pela transparência e pelo nosso compromisso com a segurança do trabalho, tendo inclusive realizado um programa amplo de SIPAT na semana passada em todos os nossos canteiros e escritórios, manteremos um canal aberto de comunicação à medida que tenhamos mais informações sobre o ocorrido e o laudo da perícia.
Para tanto, pedimos que mantenham contato com Anna Carolina, da nossa assessoria NB Press Comunicação em (21) 98857.5330.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *