Inundações, deslizamentos de terra, queda de árvores e postes aumentam o risco de choques elétricos
Março, 2026 – As fortes chuvas registradas nos últimos dias em diferentes regiões do país, com impactos significativos em estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro, reforçam o alerta para um risco muitas vezes invisível: os acidentes envolvendo a rede elétrica durante temporais e alagamentos. A Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) orienta a população a redobrar os cuidados diante de situações como fios partidos, postes danificados e áreas alagadas.

Durante períodos de chuva intensa, o volume elevado de água, aliado à queda de árvores, deslizamentos e danos à infraestrutura urbana, pode provocar o rompimento de cabos de energia. Nessas condições, o contato com fios no chão, estruturas metálicas ou até mesmo com a água acumulada pode resultar em choques elétricos graves e até fatais.
“Em um cenário de alagamento de grandes proporções ou deslizamento de terra, um fio energizado pode estar submerso sem que as pessoas percebam. A eletricidade não pode ser vista e o risco de choque é elevado, por isso a orientação é manter distância e agir com máxima cautela”, alerta Patricia Audi, presidente da Abradee.
Orientações de segurança em períodos de chuvas e alagamentos:
- Nunca se aproxime ou toque em fios e cabos caídos, mesmo que pareçam desligados;
- Em caso de postes danificados ou cabos no chão, acione imediatamente a distribuidora de energia local e o Corpo de Bombeiros;
- Não utilize equipamentos elétricos molhados nem energia elétrica em ambientes alagados.
A Abradee destaca ainda que as distribuidoras de energia mantêm equipes em regime de prontidão para atender ocorrências relacionadas à rede elétrica durante eventos climáticos extremos, sempre com foco na segurança da população.
Como parte desse esforço permanente de conscientização, a associação lançará em breve a 20ª edição da Campanha Nacional de Segurança com a Rede Elétrica, iniciativa anual que mobiliza o segmento de distribuição em todo o país para reforçar mensagens de prevenção, incluindo os riscos associados às chuvas, alagamentos e eventos climáticos cada vez mais intensos e frequentes.


