A presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (CREA-RJ) determinou a apuração imediata das circunstâncias da queda do andaime ocorrida hoje em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A fiscalização do CREA constatou que as duas empresas que atuam na obra têm responsáveis técnicos registrados no Conselho e possuem as anotações de responsabilidade técnica (ART) emitidas e vigentes. No entanto, ainda não é possível informar as causas do acidente, uma vez que não há conclusão do trabalho de perícia da polícia técnico-científica.

A equipe da fiscalização do CREA apurou que a empresa responsável pela obra estava fazendo a movimentação do andaime que fora montado desde novembro. O CREA-RJ vai oficiar o condomínio e a Polícia Civil para ter o relatório da perícia.
A fiscalização vai relatar as informações apuradas e as responsabilidades pelo incidente e encaminhar o processo para as respectivas câmaras de engenharia a fim de obter parecer se será ou não aberto processo ético. Essa medida pode resultar em suspensão cautelar de registros das empresas no Conselho, assim como de seus responsáveis técnicos.
A gerência da fiscalização do CREA-RJ ressalta a importância de toda obra ou serviço de engenharia ter sempre um responsável técnico para o projeto e execução da montagem de andaimes e que eles têm o dever de calcular e acompanhar a montagem desses equipamentos, considerados de extrema sensibilidade, uma vez que frequentemente são utilizados em vias públicas e com cargas de pessoas trabalhando neles.


