Cantor João Gomes reclama do pensamento QUADRADO dos arquitetos brasileiros que recusam o projeto da sua casa de sertão

Por Paulo Lacerda

Dezembro, 2025 – Apesar do Brasil possuir um grande arquiteto com reconhecimento e referencia mundial, Oscar Niemeyer, projetista e criador de Brasília, no país da exuberância e diversidade cultural, diversas geração de designers e arquitetos se recusam  a incluir elementos da cultura nacional nos seus projetos arquitetônicos no dia a dia ou seja preferem opções QUADRADAS, sem a essência principal da arquitetura, que é CRIAR.  

Nestes últimos dias quentes de 2025, o cantor pernambucano João  Gomes, muito popular e admirado por milhões de brasileiros por cantar músicas populares e passar um jeito simples e modesto, típico de quem é natural do Sertão Nordestino brasileiro, se envolveu numa discussão arquitetônica em decorrência da sua necessidade de morar numa nova casa que represente seu desejo, de uma residência rústico e tradicional do sertão chamada:  “casarão de sertão” com alpendre (varanda).

A casa que seria construída dentro de um condomínio de luxo em Pernambuco, padrão “Padrão Alphaville” seguindo modelos de casas toda gourmetizada. De acordo com João Gomes, os arquitetos apresentaram propostas modernas, entretanto, ele descreveu como “casas quadradas” ou “estilo clínica”, que não tinham a personalidade ou a “brasilidade” que ele procurava.

Em suma, por falta de sintonia uma parte da arquitetura nacional com o Brasil real, o cantor do sertão, multimilionário João Gomes, ainda não conseguiu sua tão sonhada casa  raiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *