Dezembro, 2025 – A Cummins Brasil, em parceria com a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), realizaram o evento “Responsabilidade Social Inovadora: Empresas pelo Desenvolvimento Sustentável”, em Guarulhos (SP). A agenda marcou o lançamento do novo Guia de Contratação Responsável e apresentou as atualizações do aplicativo Laudelina, voltado à ampliação do acesso à informação e à promoção dos direitos das trabalhadoras domésticas.
O Guia de Contratação Responsável reúne orientações práticas sobre a legislação trabalhista e os principais direitos das trabalhadoras domésticas. O material tem como propósito conscientizar empregadores sobre suas responsabilidades legais e, ao mesmo tempo, ampliar o conhecimento das trabalhadoras sobre seus próprios direitos, contribuindo para relações de trabalho mais justas e seguras.
Já as atualizações do aplicativo Laudelina foram desenvolvidas para aprimorar as orientações disponíveis, oferecendo mais informações sobre os direitos das trabalhadoras domésticas em temáticas como legislação, contratos, salários, jornada e férias, aposentadoria e benefícios, demissão e direitos sindicais.
O projeto é parte integrante das ações da área de Responsabilidade Corporativa da Cummins Brasil e integra o programa Cummins Powers Women (CPW), lançado no país em 2020. Focado na equidade de gênero, o CPW é estruturado sobre quatro pilares – educação, direitos legais, autonomia econômica e segurança pessoal – e busca o empoderamento feminino para que mulheres e meninas ganhem mais espaço na sociedade.
Desenvolvido pela Fenatrad e pela Themis, com apoio da Cummins, o aplicativo Laudelina permite que trabalhadoras domésticas acessem informações sobre seus direitos, denunciem situações de violação e se conectem com órgãos de proteção e redes de apoio. A plataforma reúne vídeos, podcasts, contatos de sindicatos e órgãos de proteção para denúncias de trabalho análogo à escravidão, além de utilizar tecnologia PWA (Progressive Web App), que possibilita o acesso direto pelo navegador do celular — sem necessidade de download ou conexão de alta velocidade.
Reconhecido internacionalmente por seu formato inovador, o aplicativo recebeu o prêmio Equals in Tech Awards 2020, na categoria Acesso – Melhorando o acesso, a conectividade e a segurança de mulheres e meninas à tecnologia digital.
O aplicativo leva o nome de Laudelina de Campos Melo, pioneira na luta por direitos das trabalhadoras domésticas e fundadora, em 1936, da primeira associação do segmento no Brasil, em Santos (SP). Sua trajetória inspirou gerações de mulheres a buscarem reconhecimento, igualdade e valorização profissional. A ferramenta também pode ser acessada pelo site www.laudelina.com.br.



