Usar a renda extra para reforçar a entrada ou amortizar o saldo devedor pode aumentar o poder de compra e reduzir o custo total do imóvel
Novembro de 2025 — Com o pagamento do 13º salário, muitos brasileiros buscam formas de aproveitar melhor o recurso e podem acelerar a conquista da casa própria. O valor pode ser usado para aumentar a entrada e diminuir o montante financiado ou amortizar o saldo devedor, reduzindo parcelas e prazos.
Para quem está prestes a fechar negócio, utilizar o 13º como parte da entrada amplia significativamente o poder de compra. Um valor maior de entrada tende a facilitar a aprovação do crédito, diminuir juros e aumentar as chances de obter condições mais favoráveis com os bancos.
Já para quem financiou um imóvel, amortizar o saldo devedor é uma estratégia que gera impacto direto no bolso. A amortização reduz o valor das parcelas mensais ou encurta o prazo total do financiamento, dependendo da escolha do comprador.
“O 13º salário é uma excelente oportunidade para fortalecer o planejamento financeiro ligado à moradia. Reforçar a entrada ou amortizar o financiamento ajuda a reduzir juros e torna a compra mais acessível. Pequenos aportes ao longo dos anos fazem uma grande diferença no custo final do imóvel”, afirma Simone Vieira, superintendente de Operações Comerciais da HM Engenharia.
Com organização e planejamento, o 13º salário se destaca como um recurso capaz de aproximar a conquista da casa própria e tornar o financiamento imobiliário mais sustentável e econômico.



