Associação Brasileira de Distribuição de Energia Elétrica (Abradee) divulga vídeos educativos para reforçar medidas de prevenção nas obras
Novembro, 2025 – Somente no último ano, foram registrados 259 acidentes com a rede elétrica em obras ou manutenções prediais no Brasil, segundo o levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Desses, 65 foram fatais, 106 lesões graves e 88 lesões leves. O dado chama a atenção para o alto grau de exposição dos trabalhadores da área a riscos elétricos, muitos deles evitáveis com informação e boas práticas.
“Estamos falando de um setor essencial para o desenvolvimento do país, que gera milhões de empregos, mas que ainda concentra um número alto de acidentes. O risco de choque elétrico está presente em todo tipo de construção, mas o que percebemos é que a maior parte das ocorrências acontece em obras menores, às vezes pelo manuseio de equipamentos metálicos, como escadas e vergalhões, próximos à rede. Ou ainda, por não considerar a distância mínima de segurança em relação aos fios ao montar andaimes, por exemplo.
Com medidas simples, é possível reduzir o número de mortes. A prevenção e a análise correta dos riscos precisam fazer parte da rotina de engenheiros, mestres de obra, pedreiros, eletricistas e de todos os profissionais envolvidos nas etapas da construção”, destaca Cristina Garambone, diretora de comunicação e sustentabilidade da Abradee.
O alerta faz parte da 19ª Campanha Nacional de Segurança com a Rede Elétrica e a Abradee está intensificando as ações voltadas à construção civil, como uma série de aulões no Youtube da Associação com especialista de distribuidoras de energia e influenciadores. O objetivo é reforçar o conhecimento técnico e evitar que práticas comuns em obras continuem colocando vidas em risco.



