Rio de Janeiro troca criação de empregos na Construção Civil, Oil & Gas e Turismo por Consórcio da Morte contra jovens pobres e negros; afinal, para onde iremos?

Por Severian Rocha

Novembro, 2025 – O Rio de Janeiro desde da década de 80 passa por um esvaziamento econômico e social muito forte. Grandes empresas, mentes brilhantes já mudaram suas bases para outros lugares há bastante tempo. Mesmo com a presença da PETROBRAS no estado fluminense, o cenário de perda de competividade não melhora, ou melhor só piora. Violência e pobreza imperam em muitas regiões do Rio de Janeiro.

Soluções surgem a todo momento, como fazer a cidade ser um grande hub mundial dos grandes eventos. E daí ? parece mais um voo de galinha, cisca mas não decola…. Nem Madona, Lady Gaga, os bilhões do royalties do petróleo e o ativo excepcional do Flamengo conseguem destravar essa maluquice política econômica e social no qual meteram o Rio de Janeiro  nesse atoleiro.

Para sair do buraco, os últimos governos fluminense e os atuais gestores passaram a adotar guerra a bandidagem. Qual bandidagem ? No caso, a corda ou fuzil está apontado para o lado mais fraco, as favelas, regiões sem habitações dignas, saneamento, escolas e saúde básica. Detalhe: 80% da população fluminense estão vivendo nessas áreas carentes.

No mesmo dia(28/10) da operação CHACINA do Complexo do Alemão e da Penha, autorizada pelo Governador Cláudio Castro, que matou 130 pessoas, além de paralisar e causar pânico à cidade do Rio de Janeiro, recebia uns dos maiores eventos de Petróleo e Gás do mundo, OTC Rio 2025.  Neste mesmo evento internacional, do setor de Óleo e Gás, muitas empresas estavam na busca de jovens e adultos para ocuparem diversas vagas de emprego em aberto. Sim, diversas vagas de empregos, com boas remunerações, benefícios e outros auxílios.   No setor da Construção Civil, no Rio, são muitas vagas. Construtoras de diversas áreas de atuação estão contratando e por fim.  o setor de turismo em alta, contrata diversos profissionais…. Em uma conta simples conta de bar, mais de 500 vagas de empregos seguem em aberto.

Criou-se o Consórcio do emprego ? Não. 

O caminho errado, o governador do Rio de Janeiro criou o Consórcio da Morte ?

Afinal, o que o Brasil quer para o futuro ? Sangue ou Paz? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *