Quer reformar sua casa? Programa Reforma Brasil, chega em novembro para facilitar a compra de material de construção para pequenos “formiguinhas” construtores e classe média

Por Severian Rocha 

Outubro, 2025 – No Brasil muitas famílias de baixa renda e da classe média tem o desejo de terem a sua casa própria. Já outras milhares possuem o desejo de reformar sua residência ou melhor deixa-la  mais confortável e bonita. Pode comprar um novo piso, fazer uma pintura nova, ter um novo banheiro,  ampliar os quartos das crianças e outras necessidades pertinentes para se ter uma boa residência. Morar e viver bem faz bem ao ser humano. Na prática esses desejos não acontecem, o crédito sempre trava.

Pensando nisso, o governo federal na tarde da última segunda-feira(20), o presidente Luís Inácio Lula da Silva, Ministério das Cidades, Ministério da Fazenda, Caixa Econômica Federal em conjunto com algumas entidades empresariais, setores da sociedade civil urbanas, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto  lançou o Programa REFORMA BRASIL  que na prática é um empréstimo para reformar casa e melhorar as condições de Reforma Brasil vida para você e para sua família.

Em valores reais o  REFORMA BRASIL vai liberar 30 Bilhões em ações do governo+ 10 Bilhões da Caixa Econômica Federal

Em destaque, Paulo Engler, presidente da  ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção fala do Programa como fundamental para a redução do Déficit Habitacional no país, estimulando a geração de empregos e fomentando a demanda no setor, com especial atenção à agenda de melhoria da qualidade e conformidade técnica na construção.  Abaixo segue uma breve entrevista com o presidente da ABRAMAT.

Jornal da Construção Civil – Presidente Paulo, como o senhor olha esse Programa Reforma Brasil ? O Programa foi pensado dentro da atual realidade brasileira ? No passado tivemos o ConstruCard, também gerido pela Caixa. 

Paulo – O Programa Reforma Brasil chega em boa hora para a indústria de material de construção, podendo melhorar a performance de produção e vendas no curto prazo. O programa está dentro da atual realidade do país, estamos próximos ao pleno emprego, há um ganho real de massa salarial especialmente na baixa renda, então é o momento apropriado para a trabalhadora e o trabalhador melhorar a qualidade da sua residência, fazendo uma reforma, aperfeiçoando o imóvel para o uso ou até agregando novos cômodos. A CAIXA tem a expertise necessário para divulgar, administrar e comunicar esse programa com maestria, certamente será um sucesso.   

Divulgação ABRAMAT
Paulo Engler, presidente da ABRAMAT

Jornal da Construção Civil – Presidente, os impactos do aumento da produção da indústria de material de construção já serão imediatos ou vai demorar um pouco ? O Natal já está próximo. 

Paulo – Na minha visão como os valores já estarão disponíveis na primeira semana de novembro, certamente teremos uma grande procura e haverá um impacto positivo para a nossa indústria.

Jornal da Construção Civil – O tradicional comprador formiguinha parece que será beneficiado, aqueles que fazem a chamada autoconstrução e a classe média. O foco era esse presidente ? E os juros, neste programa como será ? 

Paulo – O foco é a classe de baixa renda, que de fato tem essa característica da autoconstrução, e também alcança a classe média; no tocante aos juros temos percentuais inferiores aos praticados atualmente no mercado e não há qualquer cobrança de taxas e tarifas.

Jornal da Construção Civil –  Presidente, os produtos importados são uma ameaça para um programa como esse, o Reforma Brasil? Já passei em pequenas lojas de material de construção, no qual o comerciante vendia diversos insumos oriundos da China por questão de preços mais baixos ?

Paulo – Os materiais de baixa qualidade, sejam fabricados no Brasil ou no exterior, são uma grande ameaça. Juntamente com a CAIXA vamos reforçar a comunicação ao público em geral para que utilizem somente produtos listados nos programa setoriais da qualidade, para tanto será disponibilizado nos ambientes digitais quais são os materiais de construção que atendem às normas de qualidade para que o consumidor possa adquiri-los no varejo.

Jornal da Construção Civil – Como está o problema da falta de mão de obra qualificada? Aquecendo o mercado através do Programa Reforma Brasil, tende o setor à busca profissionais ? 

Paulo – O Programa Reforma Brasil certamente irá levar a indústria, varejo, trabalhadores e governo a um debate franco e aberto sobre como está a mão-de-obra para a construção civil, onde todos os envolvidos juntamente poderão tecer um diagnóstico e montar um plano de ação para recuperar os profissionais das diversas áreas e a construção civil voltar a ser atraente aos trabalhadores.

  Jornal da Construção Civil  – Deixe uma mensagem para o setor mais forte do país, que envolve mais de 63 cadeias produtivas e gera milhões de empregos ? 

Paulo – A indústria de materiais de construção está instalada e funcionando em todos os cantos do Brasil, produzimos os insumos e o material para toda a cadeia da construção civil, temos tecnologia de ponta e fabricamos materiais de alta qualidade, estamos prontos para atender imediatamente as demandas e abastecer todos os cantos desse imenso país, o Programa Reforma Brasil veio na hora certa. Vamos em frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *