Evento reúne profissionais em 120 palestras sobre habitação, meio ambiente, inovação, sustentabilidade e acessibilidade durante os dias 4,5 e 6 de setembro
Setembro, 2025 – Brasília foi, nesta semana, palco da Conferência Internacional CAU 2025. O evento, que registrou mais de 4.500 inscrições de participantes vindos de diferentes países em palestras sobre diversidade, inovação e reflexão sobre o papel social da arquitetura, contou com palestras repletas de profissionais da arquitetura e urbanismo.
A abertura foi nesta quarta-feira, 4/9, conduzida pela presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Patrícia Sarquis Herden, que destacou a importância de Brasília como palco para discussões que dialogam com os desafios globais da profissão. Em seguida, a pauta magna trouxe o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu, referência mundial no conceito de “cidades esponja”, que defende soluções sustentáveis para enfrentar as mudanças climáticas e os impactos urbanos.
Ao longo do dia, os debates contemplaram temas que conectam a arquitetura à vida em sociedade, como “Direito à cidade para pessoas LGBTQIAPN+” e “Justiça ambiental e povos originários”, que reforçam a dimensão inclusiva e social da conferência.
Brasília também esteve em evidência na programação com o painel “65 anos de Brasília”, conduzida por Flavio Carsalade, Carlos Andrade e Andrey Schlee. Os palestrantes ressaltaram a capital federal como patrimônio histórico tombado pela UNESCO e referência de estudo para a arquitetura mundial.
Inovação e futuro também ganharam espaço com painéis como “Retrofit”, que reuniu os especialistas Miguel Saraiva, Marcelo Falcão, Adriana Levisky, Gustavo Garrido e José Carlos Martins, além da palestra “Arquitetura como solução”, com Avelino José e Pinto de Oliveira.
A Conferência Internacional CAU 2025 deixa sua marca na intensidade das discussões e por um público motivado a entender mais sobre as estruturas urbanas e habitações. O sucesso do evento ressalta a relevância do encontro como um espaço de troca global e de fortalecimento do diálogo entre arquitetura, urbanismo e sociedade.
Conferência Internacional CAU 2025
Na Conferência Internacional CAU 2025, memória, espaço e transformação se conectam para repensar o futuro da arquitetura e do urbanismo. Realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em parceria com a AIA International e a AIA América Latina, o evento contará com 120 palestrantes nacionais e internacionais e espera receber mais de 3 mil participantes.
A conferência conta com apoio institucional das entidades do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-CAU/BR): Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
O evento tem patrocínio Diamante da Caixa Econômica Federal (CAIXA) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); patrocínio Ouro da Graphisoft Archicad, Lenovo e Total Cad; e patrocínio Bronze da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), BIM Fórum Brasil, Rio Books e Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape). Conta também com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).