Efeito juros altos de 15%: PIB da construção civil cai pelo segundo trimestre consecutivo

Setembro, 2025 – A construção civil registrou queda de 0,2% no segundo trimestre de 2025 em relação ao trimestre anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisados pela economista-chefe da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos. O resultado marca o segundo recuo consecutivo do setor, que já havia caído 0,6% nos três primeiros meses do ano.

“O desempenho reflete os efeitos da taxa de juros, que estão no maior patamar em quase 20 anos e impactam diretamente um setor altamente dependente de crédito. O PIB da construção também abrange pequenas obras e reformas realizadas pelas famílias, que igualmente sentem os efeitos dos juros elevados, destacou Ieda Vasconcelos.

Apesar das quedas trimestrais, o setor ainda apresenta desempenho positivo em comparações mais amplas. No primeiro semestre de 2025, a Construção Civil cresceu 1,8% em relação ao mesmo período de 2024. Na taxa acumulada em quatro trimestres, o avanço foi de 3,6%. Já a comparação do segundo trimestre de 2025 com iguais meses de 2024 mostra crescimento de 0,2%.

O nível de atividade também se reflete no mercado de trabalho. Segundo o Novo Caged, do Ministério do Trabalho, a Construção Civil gerou 177.341 novos empregos formais entre janeiro e julho deste ano, ultrapassando a marca de três milhões de trabalhadores com carteira assinada, patamar que não era alcançado há mais de uma década.

 

Clique aqui e confira a análise completa.

Fonte: Boletim CBIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *