Ao todo, 22 composições irão operar no novo ramal, conectando a zona norte ao centro de São Paulo.
Julho de 2025 – O primeiro trem da futura Linha 6-Laranja acaba de chegar ao pátio Pátio Morro Grande. A composição integra uma frota de 22 trens de seis carros cada, que vão operar no novo ramal, conectando o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, no centro da capital. Os trens estão sendo produzidos pela Alstom, em Taubaté, e a operação da linha será realizada pela Concessionária Linha Uni.
Cada composição poderá transportar até 2.044 passageiros, atendendo a cerca de 633 mil usuários por dia. Fabricados em aço inoxidável, os trens poderão atingir até 90 km/h e são mais leves que os modelos em aço carbono. Essa característica, aliada ao menor consumo de energia elétrica, reforça o compromisso com uma operação mais sustentável.
As composições foram desenvolvidas para oferecer uma melhor experiência aos passageiros diariamente, com a vantagem de serem mais resistentes, com durabilidade estimada em mais de 40 anos. O projeto dos trens contou com o uso do Lab 4.0 da Alstom, um laboratório de realidade virtual com tecnologia avançada que simula, de forma realista, os trens em ambiente virtual, permitindo antecipar e corrigir eventuais ajustes técnicos.
Com entrega parcial prevista para o final de 2026, a Linha 6-Laranja terá 15 estações e conectará o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, no centro da capital paulista. O trajeto, que atualmente leva cerca de uma hora e meia de ônibus, será reduzido para apenas 23 minutos.
Apelidada de “linha das universidades”, o novo ramal terá sete universidades ao longo de seu trajeto, além de facilitar o acesso para outras 11 instituições de ensino superior.
Segundo pesquisa realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em 2022, mais de 40% das viagens previstas na Linha 6 terão como origem ou destino universidades, sendo que a maior parte dos passageiros estará na faixa etária entre 18 e 24 anos.
Com investimento comprometido de mais de R$ 19 bilhões, o projeto da Linha 6-Laranja é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni). As obras estão em execução pela ACCIONA, com geração de cerca de 10 mil empregos. Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.