Governo aprova a elevação gradual do imposto de importação para Aerogeradores

Medida governamental fortalece a Indústria de Máquinas e Equipamentos e impulsiona a energia sustentável no Brasil

Julho, 2025 – No mês de maio, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) também deliberou sobre a tarifa de importação de aerogeradores, equipamentos fundamentais para a geração de energia eólica. A medida aprovada estabelece a elevação gradual do Imposto de Importação sobre esses equipamentos até 2026.

A primeira fase da decisão prevê um aumento imediato da alíquota de 11,2% para 20%, com vigência até 31 de dezembro de 2025. A partir de 1º de janeiro de 2026, a tarifa será elevada para 25%. A iniciativa visa proteger e fomentar a produção da cadeia eólica, promovendo a competitividade da indústria nacional frente a equipamentos importados e incentivando o crescimento do setor no Brasil.

Além de seu impacto ambiental positivo, o setor eólico é crucial para a neoindustrialização do Brasil, ao estimular a criação de uma cadeia produtiva local mais forte e competitiva. A produção nacional dos bens da cadeia eólica contribuirá para o desenvolvimento de tecnologia, geração de empregos e o fortalecimento da indústria nacional, além de posicionar o Brasil de forma estratégica no mercado global de energia renovável.

A aprovação da elevação gradual do Imposto de Importação é resultado de um trabalho de articulação e defesa realizado pela ABIMAQ, que atuou de maneira decisiva junto ao governo federal, pleiteando uma medida que nivelasse as condições de competitividade entre os fabricantes locais e os estrangeiros, garantindo condições mais justas para a indústria naciona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *