Obra sem dor de cabeça: Posso instalar piso vinílico sobre porcelanato?

Aliado na reforma, revestimento da ePiso pode ser instalado sobre outros materiais desde que a superfície seja nivelada!

Junho, 2025 – Instalação rápida, limpeza prática, conforto térmico e excelente acústica: esses são alguns dos principais benefícios do piso vinílico, mas você sabia que ele também pode ser um importante aliado em uma reforma?

O vinílico pode ser instalado sobre outros pisos já existentes, ou seja, você não precisa remover o piso antigo. De cara, já evita transtornos como sujeira, aluguel de caçambas e o vai e vem de entulho.

Seja na versão colada ou na clicada, o vinílico pode ser instalado sobre pisos já existentes, não apenas a cerâmica, mas também de cimento e pedras (mármores, porcelanatos e granitos polidos), por exemplo.

No caso específico do porcelanato, só será necessário remover o piso existente se as placas/peças estiverem desniveladas, soltas e/ou apresentarem juntas maiores do que 5 mm, espessura. Como as réguas dos pisos vinílicos tem espessura de 2 a 4 milímetros (são bem finas), se o local onde forem instaladas não estiver bem nivelado e liso pode fotografar (expressão usada quando o piso fica marcado).

A principal vantagem de instalar um piso vinílico da ePiso sobre um porcelanato, mármores, granito ou cerâmica é a sensação de aconchego proporcionada não só pela aparência da madeira, como também pelo conforto térmico do PVC (material de base do vinílico).

É possível renovar uma casa ou espaço corporativo em poucos dias. Um profissional treinado pode instalar até 70 m2 em um único dia. Entretanto, vale destacar que antes de instalar o local precisa estar seco, liso e nivelado – o que pode exigir pelo menos mais um dia para preparar o local.

  1. Verifique se a superfície com piso cerâmico ou porcelanato está sem falhas, trincas ou rachaduras.
  1. Limpe a superfície com vassoura e utilize aspirador de pó para sujeiras localizadas. Se necessário, retire impurezas utilizando produtos de limpeza para que a superfície fique totalmente higienizada.
  1. Utilize uma massa niveladora para eliminar o espaço do rejunte.
  1. Misture e aplique o adesivo/col para pisos vinílicos com uma desempenadeira de aço dentada A4 ou rodo denteado sobre a superfície nivelada e seca
  1. Após 15 minutos de aplicação, pode-se iniciar a instalação do piso vinílico. O tempo em aberto do adesivo varia de 30 a 40 minutos.

 PONTOS DE ATENÇÃO:

. Rejuntes com mais de 5 mm podem exigir tratamento prévio, como nivelamento, para evitar ondulações ou marcas no piso vinílico.

. Umidade: Verifique a umidade do contrapiso antes da instalação, pois a umidade excessiva pode causar problemas como descolamento ou mofo.

. Profissional: consulte um profissional/instalador especializado para avaliar a condição do porcelanato e garantir uma instalação adequada.

Mais informações:  www.ePiso.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *