Implantação de passarelas entre prédios pode impulsionar revitalização do Centro, diz diretora do Secovi-SP Campinas

Decreto foi publicado no final do mês de abril pela Prefeitura e abre oportunidade para que Campinas se torne referência na região

No dia 30 de abril a Prefeitura de Campinas publicou decreto que regulamenta a implantação de passarelas entre prédios no centro de Campinas-SP. As estruturas, agora autorizadas oficialmente, permitirão a interligação de edifícios por meio de passagens aéreas, voltadas exclusivamente ao uso de pedestres.

Para Carina Cury, diretora de Assuntos Legislativos e Urbanismo Metropolitano da Regional Secovi-SP em Campinas, a medida pode impulsionar a revitalização do centro e atrair novas empresas e novos investimentos, especialmente de clínicas, hospitais, entre outros interesses. “A medida é um benefício urbanístico que trará mais conveniência, acessibilidade e modernização, além de valorizar os imóveis da região”, ressalta Carina.

A norma define que as passarelas devem ter no máximo seis metros de largura e seguir as exigências de acessibilidade. “Há algumas questões muito importantes no decreto, como não permitir superfícies espelhadas, para não refletir e não atrapalhar o trânsito”, destacou.

Carina também comenta que esse modelo é comum em cidades como Nova York, Detroit, Curitiba e São Paulo. “Se for bem-feita e bem planejada, pode ser algo inovador e passível de ser replicado em outros municípios”.

Sobre a possibilidade de aplicação em edifícios existentes, a diretora explica que no caso de um retrofit, se a estrutura suportar, poderia ser feito, desde que siga as normas, como a ABNT NBR 9050. “É importante ressaltar que essas passagens não poderão ter pontos de vendas de produtos, pois serão restritas apenas à circulação das pessoas.”

Carina afirmou que o setor já utiliza esse tipo de estrutura em outros municípios e que o decreto abre oportunidade para que Campinas se torne referência. “A Prefeitura oferece estímulos nesse sentido, e o Secovi-SP apoia o decreto e todas as recomendações que têm sido colocadas para revitalizar o centro da cidade”, afirma a diretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *