Conexões e Negócios mostrará o potencial do mercado de equipamentos compactos no Brasil

A aplicação de equipamentos compactos deve crescer nos próximos anos devido as boas perspectivas nas áreas de infraestrutura, construção civil, habitação de interesse social e saneamento. Para demonstrar o potencial desse mercado, a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) promoverá o Conexões e Negócios, no dia 22 de maio, a partir das 17h30, no no Rancho Português (SP), que oferecerá uma oportunidade de relacionamento e negócios, com apresentações de cases do setor. 

“Os miniequipamentos apresentam alta produtividade, bom custo-benefício e oferecem maior acessibilidade para executar diferentes trabalhos. Por isso, sua aplicação está consolidada em grandes centros urbanos, mas há ainda muito espaço para crescer, principalmente em locais mais afastados do Brasil”, avalia Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema.

Nesse sentido, ele afirma que toda cidade pode ter um equipamento compacto. “Mas, para que isso aconteça é importante disseminar o conhecimento sobre os benefícios dessas máquinas, quebrando paradigmas culturais. Assim o evento da Sobratema é estratégico para o mercado, pois trabalha justamente o aspecto do conhecimento, aliado ao networking e negócios”, acrescenta.

Em relação aos setores que podem alavancar o uso de equipamentos compactos, Daniel cita o setor de saneamento, neste momento, como possível carro-chefe para uso de miniescavadeiras e minicarradeiras, que se tornaram ainda mais versáteis pela disponibilidade de diversos acessórios e implementos hidráulicos.

Para ampliar sua utilização, Daniel pondera que existem desafios a serem superados, como o câmbio, pois os miniequipamentos são importados assim como suas peças, e a escassez de mão de obra para operar as máquinas, mas também para realizar sua manutenção, o que implica diretamente na assistência técnica oferecida pelo dealer aos seus clientes.

De acordo com o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, divulgado no ano passado, as vendas de miniescavadeiras e minicarregadeiras devem registrar uma elevação de 5% e 6%, respectivamente, neste ano em relação a 2024. Entretanto, Daniel comenta que dados atualizados do estudo apontam que a comercialização equipamentos compactos deve ser superior ao estimado no ano passado. “Temos perspectivas positivas neste ano. No pimeiro trimestre, as vendas de miniescavadeiras, por exemplo, estão em alta, registrando um percentual acima dos 50% em relação ao mesmo período do ano anterior”, destaca Daniel.

A programação do Conexões e Negócios contará com a palestra do CEO da Audit Consult, Paulo Henrique, sobre as mudanças tributárias e seus impactos no mercado de locação de máquinas e equipamentos, e as apresentações técnicas de representantes da Avant, Bobcat/Mason, Caterpillar, LiuGong, Yanmar e Zoomlion.

Informações: https://conexoes.sobratema.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *