Técnicos do Porto do Açu recebem treinamento para manutenção de guindastes próprios

Equipe tem duas semanas de aulas no T-MULT com instrutor de fábrica alemã

 
Rio de Janeiro, 28 de junho de 2016 – O Porto do Açu conclui nesta semana o treinamento de 8 técnicos do Terminal Multicargas (T-MULT) para a manutenção dos guindastes MHCs do empreendimento. Fabricados pela empresa alemã Terex/Gottwald, os equipamentos foram importados no final do ano passado com um investimento inicial de R$ 26 milhões. Os guindastes já foram usados para movimentar peças de navios, em fase de comissionamento. E, agora, com a certificação dos colaboradores, por parte da fábrica alemã, os equipamentos poderão ser utilizados para todo tipo de carga e operação.

Treinamento guindaste
Treinamento guindaste.

O treinamento está sendo conduzido por um instrutor técnico da Terex, com o apoio de um tradutor também da empresa alemã com experiência na área operacional. “O principal objetivo é passar o máximo de informações desta nova tecnologia para que os técnicos possam fazer a manutenção dos guindastes com qualidade e segurança. A meta é fazer com que todos tenham um domínio geral sobre a máquina e que consigam identificar um problema, seja ele mecânico ou elétrico, e resolvê-lo”, explicou o instrutor Michel Karaboue.

Para os técnicos, aprender sobre os guindastes com um profissional qualificado é uma oportunidade e tanto. “Por ser um equipamento novo, que oferece um grau de tecnologia alto, é bom que nós tenhamos essa troca de informações para podermos atualizar e aprimorar o nosso conhecimento. Essa oportunidade de o fabricante estar junto da gente é de extrema importância”, afirmou o técnico de automação Ednilson Freire.

“Essa integração das áreas de mecânica, elétrica e automação, durante o treinamento, é fundamental, porque a gente depende muito um do outro, no momento do trabalho. Nesta etapa de aprendizado não poderia ser diferente”, completou o também técnico de automação Wellinton Souza.

Guindaste
Guindastes juntos possuem 800 toneladas e 46 metros cada. 

Os guindastes pesam, juntos, cerca de 800 toneladas e têm um alcance de lança de 46 metros cada. A capacidade de içamento de carga é de até 100 toneladas. Com a utilização dos equipamentos, a movimentação de carga entre o pátio de estocagem do T-MULT e o navio será ampliada em, no mínimo, 30%. 

Sobre o T-MULT

Com 2 berços instalados em 500 metros de cais, o T-MULT tem capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas por ano (entre granéis sólidos e carga geral). Com 14,5 metros de profundidade.

 O Porto do Açu possui contrato com a Votorantim Metais, que prevê a movimentação de 300 mil toneladas por ano de bauxita e coque. No total, o T-MULT deve movimentar 2 milhões de toneladas de bauxita por ano.

 Com possibilidade de expansão para 1.200 metros de cais e aumento da sua retroárea para armazenagem, o T-MULT também irá operar carvão, clinquer, fertilizantes, rochas ornamentais, contêineres e veículos, entre outras cargas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prumo Logística 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *