SindusCon-SP realiza amanhã 6º Seminário Internacional BIM

Tecnologia Laser scanning será o foco do evento reconhecido por antecipar temas e tendências do mercado 

Amanhã (22) acontecerá a sexta edição do Seminário Internacional BIM, uma realização do GT BIM do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). 

O evento, que terá como tema as dificuldades para a implantação e utilização do BIM em tempos de crise, reunirá especialistas do Brasil e do exterior em um debate sobre como esse processo tem avançado em outros países e os benefícios conquistados pelas empresas que optaram pela adoção dessa ferramenta. Também serão apresentados os números de um dos principais centros de pesquisa mundiais no BIM, o Center for Integrated Facility Engineering (CIFE) da Universidade de Stanford.

No primeiro painel, “BIM: Porque investir (mais ainda) em tempos de crise”, o professor Lúcio Soibelman, doutor em Engenharia pelo Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT) e professor da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), abordará a evolução em BIM pós 2008 nos EUA. Segundo ele, a mentalidade do empresário americano, que busca investir em capacitação nos momentos de crise, é diferente do brasileiro comum, mas o País está no caminho certo e tem avançado muito na área. “A grande dificuldade das empresas no momento é conseguir pessoas capacitadas e nisso vocês já estão trabalhando”, disse Soibelman. Outros exemplos de ganhos proporcionados pelo uso do processo BIM serão apresentados pelo professor do CIFE, John Kunz.

Já as vantagens do Laser Scanning serão tratadas pelo gerente de contas da Divisão de Laser Scanner da FARO para o Brasil, Adriano Scheuer, e pelo gerente geral para América Latina da eFM, Alessandro Marchetti. 

Terceirização e cases de sucesso Na sequência, o painel sobre alternativas para a implantação de BIM contará com as presenças do diretor de Serviços BIM para a América Latina da EngWorks, Luiz Guillen, que palestrará sobre a terceirização de profissionais, e do engenheiro da FortBIM, Bruno Angelim,  que tratará do Serviço BIM 5D para empreendimentos.  

O futuro do BIM na construção de edifícios e infraestrutura será o foco das palestras dos professores David Gerber e Burcin Becerik-Gerber, da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), e de Dominic Thasarathar, da Autodesk de Londres.  

Destaque entre os cases brasileiros de sucesso, o BIM manager da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI), Carlos Cabral, apresentará detalhes da implantação e resultados do BIM em projetos da empresa. Entre os cases internacionais, Sonny Andalis, do Building and Construction Authority de Cingapura, fará uma exposição dos percalços enfrentados na implantação do BIM para desenvolvimento e licenciamento de obras no país.

Ao final de cada painel serão organizados debates. As discussões serão moderadas pelo vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Vasconcellos Neto; pelo vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do sindicato, Paulo Sanchez; pelos membros do CTQ, Fernando Augusto Corrêa da Silva e André Glogowsky; e pelo coordenador técnico do seminário e pesquisador do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, Eduardo Toledo Santos.

Sobre o evento: Criado pelo SindusCon-SP em 2010, o Seminário Internacional BIM chega a sua sexta edição consolidado como o evento mais importante do gênero no país, reconhecido por antecipar temas e tendências do mercado, com a presença de renomados especialistas do Brasil e do exterior.

Apoios Associação Brasileira de Alumínio (Abal), Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Associação Brasileira de Sistemas Prediais (Abrasip), Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), Associação Brasileira dos Gestores e Coordenadores de Projeto (Agesc), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) da ABNT, Sinduscon-TAP, Sinduscon-RIO, Sindusco-ES, Sinduscon-CE, Sinduscon-SE, Sinduscon-DF, Sinduscon-RS, Sinduscon-PE, Secovi-SP, Mackenzie, FAAP, Instituto de Engenharia, Escola Politécnica da USP, Unicamp e International Enterprise Singapore.

Serviço: 6º Seminário Internacional BIM Data: 22 de outubro de 2015, das 08h30 às 18h30 Local: Hotel Caesar Business São Paulo Faria Lima – Rua Olimpíadas, 205 – Itaim Bibi Mais informações e inscrições: clique aqui

Sobre o SindusCon-SP O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa 650 construtoras associadas e 15 mil filiadas em todo o estado. A construção paulista representa 34% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 5,5% do Produto Interno Bruto do Brasil.

Fonte: Assessoria de imprensa SindusCon-SP:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *