Saúde agradece: Rio e São Paulo transferem desfiles das escolas de samba para abril devido ao crescimento dos casos de Covid-19

Janeiro, 2022 – Após muita polêmica devido ao aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, autoridades municipais de São Paulo e do Rio , foliões, turistas, comerciantes e instituições carnavalescas chegaram ao bom senso. Os desfiles das escolas de samba será no ferido de Tiradentes, em abril. A decisão foi tomada após reunião virtual  conjunta entre o prefeito Eduardo Paes e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

Na visita do Jornal da Construção Civil (17) feita  ao Sambódromo do Rio,  vimos muitos operários dando  sequencia aos serviços de engenharia para deixar tudo pronto para o carnaval de 2022.  Acontecendo os desfiles nos dias 21, 22 e 23 de abril, tende a ser mais seguro e especial para o Rio de Janeiro e São Paulo.

Em nota conjunta, as secretarias de Saúde do Rio e de São Paulo informaram que houve mudança no cenário epidemiológico da Covid-19 provocada pela introdução e rápida disseminação da variante de preocupação (VOC) omicron nas duas capitais Rio de Janeiro e São Paulo, caracterizada pelo significativo aumento de casos de síndromes respiratórias por Covid-19 a partir da penúltima semana epidemiológica de 2021 (SE 51/2021).

Na semana 51/2021 foram confirmados 9.476 casos de Covid em São Paulo e 1.113 casos no Rio de Janeiro; na semana 52 foram 18.513 casos confirmados em São Paulo e no Rio, 9.752; na semana 01/2022 40.979 casos em São Paulo e 50.857 no Rio, caracterizando crescimento intenso na curva de casos confirmados. A partir da semana 51/2021 também ocorreu aumento das internações hospitalares por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ressaltando em especial um maior risco em não vacinados e/ou pessoas com esquema vacinal incompleto.

Deste modo, as autoridades sanitárias das duas secretarias municipais de Saúde recomendam o adiamento do carnaval para abril, período que pelo padrão de ocorrência da variante omicron até o momento, deve-se ter um cenário epidemiológico mais seguro.

Outras informações sobre a nova programação do carnaval no feriado de Tiradentes serão divulgadas em momento oportuno.

Fonte: prefeitura do Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *