Projeto de acadêmicos para o bairro da Tijuca, no Rio, ganha prêmio nacional de urbanismo

Revitalização de área degradada do bairro carioca ficou em primeiro lugar no Urban 21, concurso universitário organizado pela Arco Editorial e pela Alphaville Urbanismo

urban1
Ilustração do Projeto vencedor sobre a revitalização do corredor urbano entre as estações Francisco Xavier e Saens Peña, no Rio.

Dezembro, 2016 – O projeto ‘Epiak, um novo olhar sobre os vazios’ desenvolvido por acadêmicos da PUC/ RJ para a revitalização de uma área na Tijuca, entre as estações de metrô São Francisco Xavier e Saens Peña, foi o vencedor da segunda edição do concurso universitário Urban 21, organizado pela Arco Editorial em parceria com a Alphaville Urbanismo, maior urbanizadora do país. O concurso elegeu os melhores projetos urbanísticos feitos por equipes de universitários do Brasil.

A área escolhida pela equipe vencedora passou por um processo de degradação nos últimos anos por conta das obras da linha 1 do Metrô, que exigiram a desapropriação de vários imóveis no entorno. A intervenção gerou lotes irregulares que ainda hoje permanecem vazios e murados na região. O planejamento feito pelos estudantes prevê exatamente a integração desses lotes com o espaço público, priorizando a preservação ambiental e o uso de diferentes modais de transporte.

Os desenhos preveem um corredor arborizado entre as duas praças de entrada para as estações de metrô, com ciclovia e diversos espaços para convívio, onde o uso do carro foi diminuído e aumentou a área permeável e para pedestres. O projeto também propõe diferentes usos para o local: residencial, comercial e viário.

A autoria do projeto é dos acadêmicos Tainá Binato Flores, Adara Nataly Loureiro Duarte, Felipe Chavez Gonzalez, Laura Dias Leite Antunes Maciel, Mariana Monnerat de Oliveira e Marjorie Lange. Eles foram orientados pelos professores Rodrigo Rinaldi de Mattos e Raul Bueno Andrade Silva.

Neste ano, o concurso mobilizou 99 universidades, com 140 equipes inscritas e um total de 793 estudantes e 167 professores orientadores de todo o país. Os jurados forma os renomados arquitetos e urbanistas Adriana Levinsky (Levinsky Arquitetos), Carlos Leite (Stuchi & Leite), Elizabete França (Studio 2e Ideias Urbanas), Marcelo Willer (presidente da Alphaville Urbanismo) e Marcos Boldarini (Boldarini Arquitetura e Urbanismo), além do professor Guilherme Wisnik (FAU-USP).

“A conservação ambiental e a valorização de áreas de convívio estão de acordo com a regras do concurso, mas, principalmente, com a necessidade das cidades brasileiras. Os acadêmicos desenvolveram um projeto ousado e mereceram este reconhecimento”, diz Marcelo Willer, presidente da Alphaville Urbanismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *