Presidente da Foton International visita operação no Brasil para discutir expansão dos negócios na América Latina

O presidente do conselho da Foton Caminhões, Luiz Carlos Mendonça de Barros e o CEO, Bernardo Hamacek, junto com vários executivos da empresa, recebem no Brasil entre os dias 11 a 15 de abril uma importante delegação da Foton International, incluindo a presença do presidente Chang Rui. O objetivo da visita, além de avaliar o status do projeto da Foton no País, é o de discutir o aumento da presença da Foton International no Brasil.

  •  O objetivo da visita é discutir e preparar junto com a Foton Caminhões o plano de expansão que incluirá o aumento gradativo da presença da Foton International no Brasil e região
  • Além de avaliar o status do projeto da Foton Caminhões no Brasil, o presidente Chang Rui se encontra com o governador do RS e confirma a ampliação do projeto da unidade industrial de Guaíba, com a inclusão de uma nova linha de montagem para a produção de Vans e SUVs
Foton Internacional
Chang Rui. Créditos: Luiz Chaves – Palácio Piratini

“Recebemos esta importante delegação, que além da presença do presidente Chang Rui, conta com outros oito executivos da Foton International de diversas áreas como gestão de estratégia de mercado, projetos, compras e vendas. A intenção da visita é discutir e preparar junto com a Foton Caminhões o plano de expansão que incluirá o aumento gradativo da presença da Foton International na América Latina se iniciando com a criação e instalação de uma subsidiária da Foton China no País”, explica Bernardo Hamacek.

Um dos compromissos da agenda de Chang Rui foi o encontro com o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, que aconteceu no dia 12 de abril no Palácio Paratini. O presidente da montadora chinesa confirmou a ampliação do projeto da unidade industrial de Guaíba, com a inclusão de uma nova linha de montagem, para a produção de Vans e SUVs.

Chang Rui explicou que a montadora é a número um na China e que fabricaram seis milhões de unidades nos últimos cinco anos. “Teremos uma linha de produção extensa no Brasil, e com mais de 60% da produção nacional, cumprindo nosso acordo com a Foton Brasil”, afirmou. O anúncio reafirma os termos que constam no termo aditivo ao contrato, assinado em março deste ano por Luiz Carlos Mendonça de Barros, com o governo do Estado e a prefeitura de Guaíba.

Segundo Hamacek, os executivos da Foton International se declararam plenamente satisfeitos com a evolução do projeto da Foton Caminhões. Os executivos chineses visitaram as obras da fábrica em Guaíba, a empresa Gabardo, responsável pelo transporte dos caminhões e a concessionária Bormana da marca, em Porto Alegre. “Fomos até Caxias do Sul para visitar as instalações da Agrale, onde serão montados dois modelos de caminhões da Foton enquanto aguardamos a conclusão de nossa fábrica em Guaíba”. De acordo com o executivo brasileiro, os chineses reconhecem a capacidade brasileira em atender as exigências de qualidade da marca e de levar adiante o projeto de estabelecimento da Foton no Brasil.

Na agenda da delegação da Foton International estão contempladas as visitas nas instalações das empresas fornecedoras Dana, Cummins, Maxion, ZF e Flamma, além dos bancos Itaú e BBM.

O projeto

As obras para construção da fábrica da Foton no Brasil em Guaíba, RS, contam com um plano de investimentos total da ordem de R$ 250 milhões (deste montante, R$ 160 milhões serão direcionados para a construção da fábrica e o restante para  desenvolvimento de produtos) e capacidade de produção de 20 mil caminhões por ano. O espaço terá 190 mil metros quadrados de área construída e a previsão é que comece a operar em 2017.

Com o objetivo de manter rigorosamente seus planos de produção de veículos comerciais no Brasil ainda neste ano, a Foton Caminhões assinou com a Agrale, fabricante nacional de caminhões, ônibus e veículos militares, acordo para a produção de seus caminhões em sua fábrica em Caxias do Sul, RS. O acordo prevê o uso pela Foton de uma linha de montagem da Agrale inicialmente pelo período de 12 meses.

“Enquanto tocamos as obras de nossa fábrica própria em Guaíba, RS, vamos seguir à risca com nosso cronograma de produção de nossos caminhões no Brasil nesta linha da Agrale que nos oferece condições técnicas perfeitas para a montagem, com alta qualidade de nossos produtos”, afirma Luis Carlos Mendonça de Barros.

Fonte: Assessoria de Imprensa Foton Caminhões 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *