Porto do Açu é um dos destaques da feira Intermodal

Terminal Multicargas (T-MULT) do empreendimento já possui todas as licenças e aprovações emitidas

O Porto do Açu, empreendimento desenvolvido e operado pela Prumo Logística, será um dos destaques da Intermodal South America 2016, que acontece de 5 a 7 de abril no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A feira é o maior evento de logística e comércio exterior da América Latina.

No estande B90, os visitantes poderão conhecer detalhes do Porto do Açu, o maior complexo porto-indústria eficiente do país já em operação, que oferece uma solução única portuária e industrial para o Brasil. Por meio de ferramentas interativas e audiovisuais, os visitantes poderão navegar por todas as áreas do Complexo Industrial e acompanhar as operações realizadas atualmente nos terminais de minério de ferro e Multicargas (T-MULT).

Prumo_03.cdr
Perspectiva do stand da Prumo Logística, na Intermodal. Imagem: Prumo.

Também serão apresentados os terminais que serão inaugurados ainda no 1º semestre deste ano, como o Terminal de Petróleo (T-OIL), a unidade da BP-Pumo (parceria da Prumo com a BP para comercialização de combustível marítimo), e a base da Edison Chouest, que está construindo no Porto do Açu a maior base de apoio offshore do mundo.

Operacional desde outubro de 2014, o Porto do Açu já recebeu cerca de R$ 10 bilhões em investimentos desde 2007, quando começou a ser desenvolvido. Com profundidade atual de 20,5 metros, o empreendimento chegará em breve a 24 metros e capacidade para receber embarcações de grande porte, capazes de transportar até 320 mil toneladas de carga, o Açu é a melhor opção para logística de carga.

“Mesmo diante de uma forte retração econômica nacional, estamos celebrando novos contratos e realizando investimentos. Esta confiança dos investidores e clientes reforça a consolidação do Porto do Açu como um dos principais empreendimentos portuários do país”, destaca Marina Fontoura, diretora de desenvolvimento da Prumo. Para o ano de 2016, a empresa prevê investir R$ 750 milhões no empreendimento.

Multicargas

O Terminal Multicargas (T-MULT) do empreendimento, em operação desde setembro de 2015, já movimenta bauxita e tem autorização para operar qualquer tipo de granéis sólidos e líquidos, além de contêineres, veículos e cargas de projeto. Representando uma nova alternativa de escoamento para o Sudeste brasileiro, o T-MULT está em fase final de alfandegamento e já conta com todas as licenças e autorizações aprovadas.

O terminal conta com 14 metros de profundidade, 500 metros de cais e mais de 200 mil metros quadrados de área total. Estão previstas ampliações que levarão o terminal a ter 1.200 metros de cais e mais 1 milhão m² de área total, viabilizando a movimentação de contêineres em grande escala. A capacidade anual de movimentação de granéis sólidos e carga geral é de aproximadamente 4 milhões de toneladas nesta primeira fase.

No total, foram realizados 3 carregamentos de bauxita no terminal, que totalizaram 114 mil toneladas referente ao contrato assinado em 2015 entre a Prumo e a Votorantim Metais. A previsão é que nesta primeira fase o T-MULT movimente outros produtos como coque, carvão, clinquer, fertilizantes, rochas ornamentais, contêineres, além de bauxita.

Entre os equipamentos disponíveis no terminal estão dois guindastes MHCs Terex/Gottwald 4406B, que possuem um alcance de lança de 46 metros cada e capacidade de içamento de carga de até 100 toneladas. O parque de equipamentos do terminal conta ainda com 2 empilhadeiras de pátio, 2 moegas com capacidade nominal de 360 toneladas por hora cada e 2 balanças rodoviárias, entre outros.

Também está prevista para 2017 a instalação de correias transportadoras e shiploader no terminal, possibilitando a atração de novas cargas e atribuindo maior produtividade ao terminal.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prumo Logística 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *