Petrópolis: Sem projetos de infraestrutura eficiente, município sofre outra tragédia após forte temporal

Fevereiro, 2022 – Outra tragédia previsível atingiu Petrópolis na tarde e noite de ontem(15/02). Desta vez um forte temporal, (200 ml de chuva caiu em menos de 24h) atingiu o município da região serrana fluminense, deixando destruição, mortes e desaparecidos. Entre às áreas atingidas estão diversos bairros, como Quintandinha, Alto da Serra, 24 de Maio, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Floresta, Vila Felipe, Vila Militar e as ruas Uruguai, Whashington Luiz e Coronel Veiga, e o Centro Histórico e comercial da cidade.

De  acordo com a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, cerca de 200 equipes estão envolvidas no resgate e salvamento das pessoas, que até o momento os números de 38 vítimas fatais e 16 resgatadas com vida não representam o real quadro da tragédia. O Corpo de Bombeiros relatou que há muitas localidades com muita dificuldade para  os terrenos atingidos. No Morro da Oficina, uma das áreas mais atingidas, 80 casas foram atingidas e arrastadas ladeira abaixo.

Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros,  Coronel Leandro Sampaio Monteiro,  ” O município está sem luz(parte), sem água e com muita dificuldades para funcionar o sinal de celular. Precisamos de muita água mineral, quem puder doar”, disse Leandro.

Na Região Serrana, tivemos em 2011, a moiro tragédia natural no país. o Ministério Público do Estado do Rio informou que 918 pessoas morreram e outras 99 pessoas ficaram desaparecidas. até o hoje, não temos projetos de INFRAESTRURA EFICIENTES( Habitação, Drenagem e Escoamento da água da chuva) que posam evitar essas tragédias.

A Prefeitura de Petrópolis decretou Estada de Calamidade Pública, diante do cenário que se encontra o município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *