Pedro e Florinda Wickbold exibem exposição Embarque Luz na La Lampe

Arte e Cultura 

VelasAgosto, 2016 – Viajar um ano pelo mundo requer, antes de tudo, abertura para o inesperado. Foi esse sentimento que fez Pedro e Florinda Wickbold embarcarem em uma aventura que passou por 37 países e mais de 120 cidades, tudo registrado para a exposição Embarque Luz, aberta ao público de 25 de agosto a 10 de setembro, na La Lampe (Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1258).

 

A ideia surgiu em um café da manhã. Um mês depois de ter vendido a importadora de relógios que tinha, Pedro sugeriu a viagem para a esposa. “Não sei de onde tive a inspiração para propor isso. Acho que foi simplesmente uma intuição”.

Depois disso, compraram a passagem e partiram rumo à Ásia, onde o percurso se iniciou. Dos cinco continentes, voltaram com uma mistura de sentimentos que os fizeram repensar em todas aquelas verdades absolutas de suas vidas.

 

BLACK

Das experiências mais marcantes, pegaram o início da crise imigratória, na Ilha de Kos, na Grécia; viram a reabertura dos bancos em Atenas em uma das maiores crises financeiras recentes da União Européia; estiveram no Nepal 10 dias antes do terremoto terrível que assolou o país; enfrentaram a pior seca do século na Etiópia; subiram um vulcão em atividade escoltados pelo exército da ONU na fronteira do mesmo país com a Eritréia (onde quatro cientistas foram assassinados por rebeldes do país vizinho em 2012); dormiram a céu aberto em uma estrutura de bambu em um povoado no meio do deserto com temperaturas que chegavam a 52º graus durante o dia; participaram do festival Holi na India e viram a beleza inesgotável das cerejeiras no Japão.

EXPOSIÇÂO

“Depois de passar por tudo isso, é impossível não se dar conta do tamanho da nossa insignificância. Tudo que tínhamos certeza foi se desconstruindo com a percepção de que a sociedade mensura nosso sucesso pelas coisas erradas. Cobram para sermos bem-sucedidos profissionalmente, criarmos uma família de comercial de margarina, mas a felicidade está no dia-a-dia, na incerteza, no frio na barriga, no olhar ao próximo, na coerência de nossos atos. Ela é simplesmente o desenrolar do processo de evolução”, conclui Pedro.

Após esse período, o intuito do casal é levar a exposição para escolas e mostrar aos alunos a importância de conviver com as diferenças e como respeitar as decisões do outro torna a vida mais tolerante e feliz.

O Embarque

Levando na mala apenas histórias, crenças e uma vida toda de verdades absolutas, o casal economizou tudo o que precisariam em 20 quilos para embarcar. No meio do caminho descobriram que não era necessário mais que isso. Fundamental mesmo era deixar parte da bagagem acumulada, coisas que não faziam mais parte do essencial, que os distraíam na loucura do cotidiano.

Informações:

Embarque Luz

Local: La Lampe – Rua Gabriel Monteiro da Silva, 1258

Data: 25 de agosto a 10 de setembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *