Padaria com 350m² traz visual contemporâneo e deck com aspectos da biofilia

Março de 2020 – Ter uma padaria aconchegante, com aproveitamento máximo dos espaços e um design todo planejado era o sonho de um jovem empreendedor da região de Osasco, que resolveu investir no trabalho da arquiteta Jaci Frazzato, sócia-proprietária da ProGtar Arquitetura e engenharia.. Com 350m², localizado em Osasco, e um investimento total de R$ 400 mil, o projeto trouxe diversos desafios como: inúmeros pilares e vigas, até a mudança da cozinha de local, já em fase de obras. O comércio que abriu as portas este mês, já conta com boa receptividade da população da região, que possui o 6º maior Produto Interno Bruto do Brasil e o 2º maior do Estado de São Paulo, de acordo com o último censo do IBGE.

De acordo com a arquiteta, o diferencial desse projeto foi transformar as quatro lojas que existiam no local em um espaço só, que inclui mezanino e deck. “Pegamos esse projeto do zero, o local contava com algumas lojas estreitas e muitos pilares. Além disso, não era possível usar todo o mezanino, já que uma área era ocupada pelo estacionamento do prédio. Para solucionar a questão das vigas fizemos duas medidas de forro, outro desafio também foi conseguir encaixar os equipamentos utilizados na padaria, que eram grandes e pesados. Para chegar no projeto, fizemos muitas reuniões e visitamos diversas padarias em São Paulo, todos os equipamentos são diferentes”, explica.

Jaci Frazzato

O projeto levou cerca de seis meses para ser construído, entre o projeto Arquitetônico e a execução da obra. Segundo Jaci, entender o perfil do público de Osasco e o que seus clientes desejam para o comércio trouxe ainda mais personalidade para o projeto. Outro ponto importante foi a negociação com fornecedores,  já que o investimento pode ser considerado baixo para o tamanho do local. “Apesar da metragem ser grande, não foi possível utilizar toda parte do mezanino. Aproveitamos ao máximo os espaços, desde a área de estoque, os banheiros, as duas cozinhas, até o deck que fica na calçada da padaria”, conta a arquiteta.

Para José Rigoni, empresário e sócio-proprietário da Padaria Real, a ideia com o projeto foi produzir um local agradável e que ao mesmo tempo suprisse a necessidade do entorno. “Enxergamos a demanda do local, com os mais de 8 mil trabalhadores do banco que fica próximo a nós, dos dois mil alunos há menos de 600 metros da Padaria e dos moradores das torres próximas da região, percebemos que a região não tinha uma casa para atender. Por isso, fugimos do padrão das padarias de bairro, para uma padaria de serviço, temos 42 funcionários para suprir essa demanda. Também associado a uma confeitaria bem feita, focamos muito no serviço e na confeitaria. Além disso, nossa carro chefe é a coxinha, vendemos 800 delas por dia, todas feitas à mão.

Padaria moderno e ampla. Divulgação

Outro ponto pensado no projeto foi os detalhes com marcenaria e a decoração. “Como fizemos a Padaria em estilo contemporâneo, utilizamos bastantes detalhes em madeira e ferro. Fizemos toda a estrutura do painel com ferro, uma parede com revestimento geométrico e os detalhes nas cadeiras, que tem o tecido na cor azul escuro. Também seguimos uma paleta bem neutra de cores, mas alguns detalhes destacamos, como algumas paredes, que utilizamos um porcelanato que imita tijolinho, assim criando um ambiente mais intimista e aconchegante, como tínhamos um custo bem reduzido, fizemos várias adaptações para atender o cliente”, revela a arquiteta.

Ainda de acordo com Jaci, esse projeto se torna ainda mais especial por ter sido realizado em sua cidade natal. “Morei 18 anos em Osasco, tenho um carinho enorme na região e poder fazer parte da sua estrutura e ajudar em um comércio que foi tão bem aceito pela população local é a minha maior satisfação”, se emociona ao contar a arquiteta.

A Arquiteta Jaci Frazzato pontua mais detalhes da Padaria abaixo, confira:

“O mezanino recebeu 90% da área operacional do projeto, como escritório, área de funcionário e estoque. O térreo ficou livre para área de atendimento e cozinhas, o que possibilitou maior exposição dos produtos e ambientes agradáveis com mesas e cadeiras para as refeições no local”, conta a arquiteta.

Deck com conexão com o meio ambiente 

A especialista conta que um dos pontos que chamam mais atenção do projeto é o deck, que apresenta aspectos de design biofílico. “O deck proporciona o contato com a natureza, nele temos uma árvore que preservamos, mesas, cadeiras, ombrelone e todo um espaço que possibilita a ativação dos sentidos humano, desde os cheiros, o ar livre e o  som, conectado ao ambiente”, conta a arquiteta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *