Nova sede da B&F Dias terá estação de tratamento de efluentes modelo

Mercado

O Centro de Tecnologia, Inovação e Fabricação da B&F Dias, localizado às margens do Rio Capivari no município de Vinhedo será inaugurado no primeiro trimestre de 2017 e contará com uma estação de tratamento de efluentes modelo na própria sede.

ete-sao-paulo

Com capacidade de tratamento para 200 funcionários por dia, a estação foi projetada com o que existe de mais eficiente e moderno para essa aplicação. Totalmente atuada, a empresa escolheu um processo de tratamento biológico conhecido como MBR (Membrane Bio Reactor) que permite o reuso com elevado grau de eficiência e performance. “Optamos por esse método não apenas porque queremos a excelência operacional do processo, mas acima de tudo para enfatizar nosso compromisso ambiental”, afirma Manuel Magalhães, presidente da empresa.

Além do processo de tratamento de última geração, a empresa também inovou pela adoção de painéis fotovoltaicos para energização dos motores, sistema de aeração por ar difuso com difusores de bolhas ultra finas, iluminação com lâmpadas de LED e até tanques com paredes de vidro para maior interação com a operação.

No mesmo local ainda existirá um centro de testes e desenvolvimento de equipamentos em condições reais e laboratório de análises, que permitirão a empresa pesquisar novos equipamentos e aplicações, o que vem de encontro com a política de inovação da empresa.  “São raríssimas as empresas no mundo que tem essa chance, e a B&F Dias é uma delas”, ratifica Magalhães.

A ETE será aberta para visitação dos alunos das escolas da região e clientes. Para isso, uma série de medidas e diferenciais de um programa de comunicação estão sendo projetados para facilitar o entendimento das etapas de tratamento. Além da estação, os visitantes também poderão visitar a barragem construída em 1926 no Rio Capivari que será totalmente reformada. A extensão da visita a barragem é justamente para criar uma interface entre o efluente bruto, o efluente tratado e o rio, para maior compreensão de todos.

Sobre a B&F Dias

A B&F é a maior empresa de sistemas de aeração por ar difuso na América Latina, com mais de 2500 plantas de tratamento de efluentes fornecidas em diversos países e, representante oficial da tecnologia Cleartec® no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *