Martins: é preciso avançar com ações de ética no setor da construção

88º ENIC

O presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins, reforçou, na manhã desta sexta-feira (13) a necessidade de se avançar com ações de ética e compliance no setor. Segundo ele, a entidade sempre foi protagonista nesta área, defendendo a transparência nos negócios, sobretudo, realizados com o setor público.

CBIC - PRESIDENTE OK
Imagem: José Carlos Martins, presidente da CBIC, em destaque. Foto: CBIC

Durante debate com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no 88º. Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que acontece em Foz do Iguaçu, Martins lembrou que, nas últimas décadas, várias iniciativas encampadas pela CBIC serviram de base para adoção de medidas para o setor. Entre elas está a “Carta de Belo Horizonte”, lançada durante o governo Fernando Collor, que inspirou a lei das licitações.

“Hoje a CBIC trabalha com orientações sobre compliance, manual de avaliação de risco e código de ética das relações comerciais. Nós entendemos que o diálogo com o Ministério Público, com os órgãos de controle, é papel das empresas”, disse. “Precisamos ter transparência, contratos equilibrados e projetos. Existe uma série de iniciativas que podem evitar problemas no futuro. Tem que ter a vontade de fazer”, completou o presidente da entidade.

Martins também defendeu o aperfeiçoamento das agências reguladoras e defendeu que o modelo não seja centralizado no setor público. Para ele, é preciso ter a participação das empresas e abrir um leque para permitir a qualificação de parceiros no setor privado “Existem 400 [projetos] PPPs em curso nos municípios. O risco é o de se desvirtuar por falta de capacidade técnica”, alertou.

O presidente da CBIC também enfatizou que existe uma necessidade de melhorar o sistema de garantias para obras de longo prazo. “Quando o governo não é um garantidor, e sim a empresa, aí temos dificuldade”, declarou, defendendo a implantação de uma espécie de resseguro para favorecer as contratações. O ENIC é uma iniciativa da CBIC, com realização do Sinduscon Paraná-Oeste, e acontece em Foz do Iguaçu (PR). O evento reúne especialistas e representantes da indústria. Os debates que envolvem as Comissões Técnicas da CBIC são correalizados com o SESI e o SENAI Nacional.

Fonte: Boletim CBIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *