Lula se reencontra com catadores e lembra legado

Outubro, 2021 – Na quinta-feira (7), Lula visitou o Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal, empreendimento administrado pela Central de Cooperativas de Catadores (Centcoop). A área que abriga o Complexo é um dos quatro terrenos doados à Centcoop pelo governo Lula em 2010, visando a construção de galpões de reciclagem e a geração de renda para milhares de catadores de materiais recicláveis.

Durante o encontro, o ex-presidente destacou a importância dos trabalhadores da reciclagem: “A sociedade não tem noção do valor do trabalho dos catadores. Quem produz o lixo acha que basta jogar fora e tá resolvido. Se cuidamos tanto da nossa higiene, por que não temos respeito pelas pessoas que recolhem e reciclam o lixo que produzimos?”.

Já nas falas dos companheiros catadores, não faltaram lembranças e saudades dos tempos de dignidade e conquista de direitos pela categoria — marca dos governos Lula

Para não esquecer que o Brasil tem jeito, resgatamos aqui uma parte desse legado transformador.

Em uma das últimas entrevistas como presidente do Brasil, Lula se emocionou ao lembrar do dia em que, “embaixo daquela ponte lá no Glicério”, viu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinar um empréstimo de R$ 200 milhões para cooperativas de catadores de papel. Ali, entendeu que o Brasil tinha “se encontrado consigo mesmo”.

Fica fácil entender essa emoção quando se lembra da relação histórica construída entre os catadores de materiais recicláveis e Lula. Nas palavras dos próprios profissionais da reciclagem, foi ele o primeiro presidente a abrir as portas do Palácio do Planalto para a categoria, até então marginalizada pelo poder institucional.

Logo em seu primeiro ano na Presidência da República, Lula deu o tom de como seria seu governo. O Comitê Interministerial de Inclusão Social de Catadores de Lixo foi criado em 2003, com o objetivo de garantir condições dignas de vida e trabalho à população catadora e apoiar a destinação adequada de resíduos sólidos nos municípios.

Também em seu primeiro mandato e de forma inédita na história, Lula anunciou a criação de uma linha de financiamento para catadores pelo BNDES. Os recursos permitiram que cooperativas comprassem caminhões, construíssem galpões, adquirissem máquinas e equipamentos adequados ao trabalho, além de garantir assistência técnica e capacitação dos cooperados em todo o país.

Fonte: Instituto LULA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *