Lançamentos de imóveis tem queda de 43% no Rio de Janeiro, em 2020

Dezembro de 2020 — A cidade do Rio de Janeiro registrou queda de 43% no volume de imóveis lançados em 2020, no período de janeiro a setembro deste ano em relação ao ano passado, de acordo com dados do DataZAP, braço de inteligência imobiliária do ZAP+. Em contrapartida, o preço médio dos lançamentos por metro quadrado aumentou 11%, chegando a R$ 15.110.

O estudo também confirmou em números a tendência de imóveis compactos, que têm despertado cada vez mais o interesse do brasileiro. Em 2020, 86% dos lançamentos no Rio de Janeiro foram de imóveis com até 45 metros quadrados, um crescimento de 14% em relação a 2019, que teve 72%.

Perfil de Moradia

O levantamento mostra também que não apenas o tamanho dos imóveis diminuiu, mas o total de dormitórios tem acompanhado as mudanças no perfil das famílias brasileiras. Na capital carioca, a cada 10 unidades lançadas em 2020, nove foram de imóveis com dois quartos.
“A diminuição dos lançamentos no Rio de Janeiro se deve por um estoque de imóveis maior que a demanda. Quando se tem mais oferta do que demanda, é natural que o número de lançamentos diminua para que não fiquem parados”, explica Danilo Igliori, Economista do DataZAP.

Moradia e mobilidade

No ano de 2019 foram disponibilizadas em média 0,90 vagas por unidade habitacional no ano de 2020 a mesma métrica é de 0,86. Essa pequena redução se dá pelo aumento de lançamentos em programas populares no extremo Oeste da cidade, contudo vale destacar que a Região Sul da cidade, consolidada e com perfil de lançamentos de alto padrão trouxe um aumento na métrica de vagas por unidade habitacional saindo de 1,20 em 2019 para 1,53 em 2020.
“O setor está atento ao estilo de vida do carioca, que ainda tem interesse em locais de moradia que tenham opção para estacionar seu veículo. Com a pandemia e as restrições de contato social e o aquecimento do mercado automotivo, essa tendência de adesão ao carro deve se manter nos próximos projetos de empreendimento na cidade”, diz Igliori.

Lançamentos por bairro

O levantamento do DataZAP listou os locais campeões em lançamentos imobiliários na capital carioca. Os bairros de Santa Cruz e Campo Grande lideram o ranking, concentrando 53% das unidades lançadas este ano. A porcentagem corresponde à representatividade do bairro no número total de unidades lançadas em toda a cidade no período de janeiro a setembro dos anos de 2019 e 2020.

Fonte: OLX Brasil

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *